Dicas para andar de Kart

95796_119788_kart_2005_0008

O kart é bastante conhecido pelo público por sua versatilidade e relativa facilidade para se dirigir. Além disso, é o único veículo que uma criança pode dirigir sem carteira de motorista. Alguns são simplesmente apaixonados por este pequeno carro, e correm frequentemente, como opção de lazer. Existem portanto, grandes campeonatos de kart por todo o mundo.

Primeiro é importante lembrar algumas coisas básicas sobre o kart. Diferente do carro de rua, o kart tem as rodas traseiras sempre rodando juntas, ou seja, a tração tem grande importância. Lembre-se também que ele não tem marchas, então acaba sendo mais importante ter uma boa noção do momento certo de acelerar e brecar.

Como já foi dito, o kart valoriza muito a tração devido as suas rodas traseiras, portanto evite o máximo possível derrapar. Fique atento também aos instantes em que você deve dar embalo, ele é o grande responsável por diminuir os seus tempos nas voltas.

Procure evitar diminuir a velocidade demais. É sempre importante manter o embalo, mesmo que seja pequeno, pois o kart tem alguma desvantagem no que se refere à retomada. Se for necessário fazer curva derrapando um pouco, faça. Pelo menos assim você irá manter o embalo. Ainda nas curvas, tente não tirar o pé do acelerador, e procure fazer a troca de pedal levemente. É uma maneira de você também manter o motor cheio. E não se esqueça que o pedal direito acelera e o esquerdo é para freio! Bem básico, né?

Alguns detalhes mínimos podem fazer bastante diferença na hora de ganhar tempo ou fazer ultrapassagens. Durante uma curva, jogue o seu corpo de lado no sentido da curva. Isso dará mais facilidade para que o kart vire, mesmo não parecendo possível. É assim que funciona.

Em relação às ultrapassagens, não é algo tão simples. Como em uma corrida de karts, todos os veículos são igualmente preparados para vencer, só se pode fazer uma ultrapassagem em caso de um erro de algum adversário ou em uma reta (geralmente no final dela). Ao invés de ficar forçando o adversário a sua frente, espere pacientemente por uma oportunidade de ultrapassagem, se for persistente, ela vai aparecer.

Apenas tome cuidado com possíveis freadas bruscas, ainda mais se o adversário for mais inexperiente. Procure estar sempre um passo a frente, lendo os movimentos do adversário. Se você o ultrapassar, as chances dele querer dar o troco serão grandes, e nisso pode ser que ambos acabem saindo da pista, perdendo a corrida certamente.

Caso o seu kart pare de funcionar, levante os braços e acene para quem estiver olhando. Nem adianta gastar a sua voz, pois o barulho dos motores será alto demais. Portanto, sinalize. Se você bater, fique dentro do kart até que equipe o coloque de volta na pista. Se a batida acontecer na pista, mantenha as mãos no volante e os pés nos pedais, pois existe a chance de alguém acertar por trás sem querer. Portanto, fique atento a qualquer movimento na pista.

andar de kart é uma atividade que gera adrenalina e atrai muita gente para sua prática, especialmente o público masculino.  Praticar e sentir a emoção da velocidade pode ser muito bom. Aprenda as técnicas, siga as dicas e divirta-se!

Comments

comments