Como cuidar de piercing na língua

Atualmente é bem comum encontrarmos pessoas que aderiram à moda dos piercings, principalmente nas orelhas, nariz, umbigo, sobrancelha e língua. Em geral, os principais adeptos dos piercings são o público jovem, principalmente o piercing na língua.

Em 2008 uma pesquisa revelou que a maioria dos homens na faixa entre 18 e 20 anos possuíam a joia decorativa na língua, e mesmo sendo algo tão conhecido e usado, poucos sabem que esta é uma arte milenar que começou há muito tempo entre tribais e povos europeus da antiguidade.

Apesar de ser um acessório muito bonito, é importante ter plena consciência antes de decidir colocar um piercing na língua, pois caso o procedimento não seja bem feito, podem ocorrer complicações bem sérias.

Ter um piercing na língua é algo muito sério e que requer muitos cuidados nas primeiras semanas, época em que é feita a cicatrização do local. O ideal é que antes de colocar o acessório, seja escolhido um feito com um bom material (metal cirúrgico, platina ou ouro), pois assim inflamações são evitadas, e a cicatrização ocorre sem problemas.

- Higiene é fundamental

A higiene pessoal é algo extremamente importante para evitar doenças e quem faz uso de piercings, especialmente os que se localizam em locais delicados como a língua. Manter bons hábitos de higiene  diariamente é metade do trabalho necessário para ficar longe dos problemas.

Anti séptico bucal é algo indispensável, pois algumas áreas da boca acumulam muitas bactérias, o que pode infeccionar o furo do piercing e causar doenças mais graves e perigosas. Pessoas que possuem a joia na língua devem tomar cuidado até com sexo oral, pois muitas vezes bactérias podem ser contraídas através do ato.

Após comer qualquer coisa corra para escovar os dentes, além das bactérias que se acumulam na língua, a joia também pode causar mau hálito graças ao acúmulo de resíduos no corte.

Durante as primeiras semanas, o ideal é deixar o piercing quietinho, pois ele pode sangrar e como a língua fica inchada, o local do corte fica bem dolorido. Também evite passar o piercing no dente ou ficar mordendo, pois os dentes podem ser prejudicados e até correm o risco de quebrar.

  • Ao colocar um piercing na língua é recomendado trocar a escova de dentes por uma nova, além de adquirir um creme dental de qualidade. É preciso saber que um certo inchaço local é esperado. O problema pode ser resolvido com a colocação de compressas frias a cada 6 horas, e para facilitar essa tarefa, o mais indicado é beber água gelada ou chupar picolé e sorvete;
  • Nos primeiros dias, ou até mesmo nas primeiras semanas, pode ser muito difícil comer alimentos sólidos e mais consistentes, como carne. É preciso ter bastante cuidado durante a alimentação, para não acabar forçando a língua. O mais indicado é optar por uma dieta pastosa e líquida, constituída por purês, massas e sucos. Dentro de algumas semanas é possível voltar ao hábito alimentar normal;
  • É possível haver perda do paladar temporariamente, devido ao processo inflamatório desencadeado na língua. Caso isso aconteça, não é necessário se desesperar, porque o problema tende a melhorar gradativamente. Para se prevenir, o mais indicado é fazerbochechos com água fria e sal marinho, para diminuir o edema. Outra opção fica por conta de enxaguantes bucais que contenham solução de clorexidina 0,12, que é excelente para limpar os resíduos;
  • Uma dica valiosa é evitar conversar demais e nem ficar mexendo no piercing, para não forçar a língua e evitar o prolongamento do quadro inflamatório;
  • A ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo devem ser diminuídos ao máximo, e se possível suspensos, apesar de não serem contraindicados;
  • Diminuir o consumo de doces como chocolates, chicletes, balas e refrigerantes favorece o processo de cicatrização.

Vale ressaltar que os pacientes que possuem alguma comorbidade ou que estejam em uso de medicação contínua, devem procurar um atendimento médico para esclarecer eventuais dúvidas e atestarem a inexistências de riscos potenciais para a saúde.

Comments

comments