Gravidez na adolescência: riscos

A gravidez para algumas mulheres é um sonho, um momento feliz em que planejaram o início da família, mas quando não é planejada nem sempre é bem aceita. A adolescência é uma fase de descobertas, de mudanças no corpo, e nos pensamentos, trazendo serias conseqüências a vida e mudanças na rotina de todos os envolvidos, tanto a adolescente, como para os familiares.

A falta de informações ou a imprudência, causada pelos impulsos e impudências dos adolescentes, são as principais causas da gravidez na adolescência.
Engravidar neste período pode trazer muitos riscos à saúde física e psicológica da futura mãe, principalmente se a família não aceita esta gravidez, como também a saúde da criança.

Uma forma simples de se evitar essas situações, é o diálogo, os pais devem instruir os filhos sobre a vida sexual, informá-los dos perigos envolvidos, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis e até a gravidez indesejada, os filhos por sua vez devem informar os pais quando iniciar a sua vida sexual.

Os principais risco vão desde um aborto instantâneo, pela falta de acompanhamento médico e de informações, a ingestão de medicamentos abortivos.
Aborto é crime, por isso por mais duro que seja para a família, o apoio neste momento é fundamental.

Para as adolescentes a conscientização é o primeiro passo para se evitar essas situações, antes de começar sua vida sexual, visite uma ginecologista, tire todas as suas dúvidas e se previna na hora do sexo. O ideal é esperar um pouco mais, já que nesta idade ainda é considerado precoce manter relações sexuais, por isso fique atenta a todas as orientações sobre o assunto.

Comments

comments