Cuidados no inicio da gravidez

Parece superstição de avó ou mãe, mas os médicos também dizem que o primeiro trimestre de uma gravidez é o mais crítico.

Gravidez, especialmente a primeira, acarreta muitas mudanças no corpo da mulher, além de muitas dúvidas. Assim que receber o resultado positivo, a mãe deve suspender o fumo, ingestão de bebidas alcoólicas, deve aprender a lidar com situações de muito estresse e não tomar nenhum remédio sem orientação médica.

A vida irregular pode causar morte do feto, assim como insuficiência da placenta causada por infecções, como a toxoplasmose, anemia, diabetes e pressão alta.

O maior cuidado que se pode ter com o bebê é realizar regularmente o exame pré-natal. Ele deve ser feito desde o primeiro dia que a mulher descobre a gravidez e qualquer alteração deve ser informada ao seu médico.

Talvez você se sinta mais cansada que de costume. Descanse bem sempre que puder.

Tente dormir de 8 a 10 horas por dia, em quarto bem arejado, desta maneira haverá boa oxigenação para o feto.

Os cuidados na alimentação devem incluir a redução no consumo de café e chás, não consumir carnes cruas ou mal cozidas. Na dieta deve entrar alimentos ricos em ferro como espinafre, peixes e carne vermelha e cereais integrais, enriquecidos de vitaminas, que são ótimos para a gravidez.

O ácido fólico ajuda o bebê a formar importantes tecidos ao redor do cérebro e da medula espinhal e pode ser encontrado na laranja, banana e vegetais folhosos. Outros nutrientes importantes são o cálcio e a vitamina D que aparecem em grande concentração no leite e em produtos lácteos e no queijo.

Você que tem pets espalhados pela casa, atenção, as fezes dos animais de estimação (principalmente os gatos) podem apresentar risco de infecção por toxoplasmose.

Sobre os exercícios físicos, se a futura mamãe já é atleta, ela não precisa abandonar a prática, só precisa diminuir a intensidade. Faça caminhadas. Esta é a uma boa maneira de se manter em forma. Escolha parques, praças ou lugares com bastante vegetação para caminhar. Se você trabalha o dia inteiro, aproveite para caminhar na hora do almoço.  Agora, quando a mulher não está acostumada, os médicos recomendam esperar o primeiro trimestre passar ou escolher um exercício leve.

Você pode continuar trabalhando desde que o mesmo não apresente riscos tais como, ambientes tóxicos ou insalubres, excessos físicos, etc.

Mantenha-se longe do cigarro: se você ainda não parou de fumar é importante que você pare. Pode ser difícil, mas valerá a pena. O fumo pode retardar o crescimento do bebê, adiantar o parto e até provocar um aborto, além de diminuir o tempo de amamentação.

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