Como evitar o AVC

O AVC ou Acidente Vascular Cerebral é caracterizado por dois tipos de alterações, as hemorrágicas são a ruptura dos vasos sanguíneos, provocando a formação de aglomerados de sangue que comprime as estruturas cerebrais. A isquêmica é caracterizada pelo entupimento de um vaso do cérebro, e da redução no fluxo sanguíneo, impedindo o transporte de oxigênio e nutrientes essenciais para o funcionamento das células.

Antes de se prevenir o Acidente Vascular Cerebral é preciso saber quais são os principais fatores de risco, como histórico familiar por exemplo. Obesidade, tabagismo, sedentarismo, são outros fatores de risco.

Para identificar, que uma pessoa esta tendo um AVC, logo após uma queda por exemplo, fique atento aos sinais, peça para que a pessoa, levante os braços, coloque a língua para fora, fale uma frase simples, e sorria, se a pessoa apresentar problemas em realizar um desses pedidos, leve-a imediatamente, para um hospital mais próximo, pois se a pessoa for atendida, nas três primeiras horas há uma grande chance de se recuperar.

Embora, este acidente possa ocorrer em qualquer faixa etária, e maior incidência ocorre a partir dos 50 anos de idade;

Veja abaixo como prevenir um AVC:

– Controlar a Hipertensão, e a Diabetes;

– Adote uma dieta equilibrada, diminua os níveis de açúcar, sal e gordura ingeridos;

– Evite o estresse, procure manter suas atividades culturais, e a diversão sempre em dia;

– Atividades físicas regulares.

Segundo especialistas apenas 20% dos pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral, sobrevivem sem nenhuma seqüela, enquanto 30% morrem, outros 30% sobrevivem com seqüelas graves, e outros 20% sobrevivem com seqüelas leves, por isso a prevenção é tão importante, já que os índices de recuperação não são favoráveis.

Procure seguir as recomendações acima, vivendo uma vida, ativa e saudável, para evitar este acidente, também conhecido como derrame.

Comments

comments