Como Cuidar e Prevenir Doenças em Enchentes

Infelizmente o Brasil vem passando por muitas dificuldades, o número de enchentes cresceu absurdamente, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas estão desabrigadas ou desaparecidas, contando com a colaboração dos agentes da saúde e da própria população que se dispôs a ajudar, seja como voluntário, ou através de doações. Outros estados que podemos destacar onde a situações é bem critica é no estado de São Paulo e Minas Gerais, vários bairros estão alagados, muitas pessoas ainda se localizam em locais perigosos, muitos aonde a ajuda não pode chegar.

Os agentes da saúde, no entanto pede para que os cidadãos colaborem, cuidem da saúde, pois essa água pode trazer muitas doenças, como por exemplo: Leptospirose, Hepatite A, Febre Tifóide, Salmonela, Cólera, Tétano, entre outras que podem ser fatais. A situação é precária no momento, porém a dica é evitar o contato com essa água, e se não for possível utilizar botas, e procurar um posto de saúde o mais breve possível, para que se possa fazer um diagnóstico mais preciso e eficaz.

Nos postos também são distribuídas vacinas contra o tétano, é totalmente gratuito. As doenças respiratórias também estão aparecendo com mais freqüência, já que as chuvas estão parando. Muitos cidadãos estão optando pelo uso da máscara, o que realmente pode ajudar. Segundo os pontos de vendas, as máscaras estão esgotadas, devido ao alto número de venda, porém o alerta do ministério da Saúde, ainda não vê uma necessidade para tal uso, mas que realmente pode ajudar bastante.

A água é contaminada porque os rios transbordaram devido ao alto nível da água, e muitos não suportaram e acabaram transbordando, entrando em contato com os lixos, bueiros, esgotos, animais portadores de doença, como é o caso do rato, a leptospirose pode ser encontrada na urina e fezes desse animal, uma doença altamente perigosa podendo ser fatal.

Os especialistas explicam que essa é uma oportunidade para que o vírus, bactérias e vermes se espalhem, podendo tornar a situação ainda mais grave. Segundo ao que foi noticiado na televisão, e na própria internet, muitas pessoas estão utilizando essa água para tomar banhos, o que não é indicado, um simples machucado pode fazer com que essas doenças fiquem ainda mais expostas.

Os principais sintomas dessas doenças são: dor de cabeça e/ou muscular, febre alta, a pele e os olhos ficam amarelados, calafrios, fraqueza, diarréia, fadiga, ânsia, entre outros. Caso você sinta algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. Evite comer alimentos estragados, que tenham entrado em contato com essa água de enchente, além de outros cuidados básicos, mas que podem salvar uma vida.

Comments

comments