Como cuidar e evitar o olho de peixe

Olho de peixe é como é conhecida popularnente são as verrugas plantares , que aparecem na sola dos pés -, que recebem este nome devido ao seu aspecto.

A sua aparênca é de um ponto escuro central rodeado por um espessamento. O problema é provocado por um vírus  do tipo HPV (não sexualmente transmissível) e está associado ao excesso de umidade. Além de ser esteticamente prejudicial, causa fortes dores.

Como cuidar e evitar o aparecimento do olho de peixe:

Para se prevenir contra o aparecimento ou reaparecimento de olho de peixe no pé, você deverá adotar uma alimentação saudável. Beba muitos líquidos e tenha uma alimentação diversificada, rica em legumes, frutas e peixe. Ao cuidar da alimentação, você está fortalecendo seu sistema imunológico, permitindo que ele combata as infecções.

1. Evite locais úmidos freqüentados por muitas pessoas , e usar banheiros de academias, clubes, parques ,utilize sempre um chinelo de borracha caso necessite tomar banho em banheiros públicos.

2. Não pise  sem chinelo em locais com água parada.

3. Quando for a pedicure , cetifique-se de que todo o material esta devidamente esterilizados.

4. Evite usar sapatos sem meias. Não use o mesmo par dois dias seguidos.

5. Evite usar calçados de outras pessoas.

Não coce a verruga. Lembre-se que os locais com doença podem infetar os locais saudáveis da pele. Se tocar na lesão, lave sempre as mãos.

Coloque, em seus sapatos, palmilhas de silicone. Estas palmilhas irão ajudar o seu corpo a distribuir melhor o seu peso pelos pés, diminuindo a pressão a que a plantas dos pés estão sujeitas. Esta ação irá favorecer o tratamento das verrugas.

Tratamento para acabar com olho de peixe:

Existem tratamentos clínicos e tratamentos cirúrgicos.O tratamento para remover o olho de peixe  pode ser realizado com remédios farmacêuticos ou até algumas receitas  caseiras. Porém alguns médicos indicam a remoção cirúrgica. Isso por que como é uma enfermidade profunda, os medicamentos podem não  alcançar a raiz do problema, sendo assim a cura pode se apenas superficial com remédios.

Dica: evitar freqüentar piscinas ou qualquer tipo de banho público durante a fase de tratamento e também como prevenção.

Caso o diagnostico seja recente e o tratamento seja de imediato pode-se curar usando apenas alguns medicamentos específicos . Já nas crianças a maioria dos olhos de peixe vai embora sozinho.

Mas se já estiver com o pontinho preto aparecendo e a dor for constante e intensa isso é sinal que já esta em estágio avançado então o ideal é procurar um médico dermatologista urgente . Existem vários  tratamentos entre eles o uso de Nitrogênio Líquido fumengante,cauterização a frio, também chamada criocirurgia, entre outros.

Você pode também procurar um podólogo habilitado para tratamentos semanais, procedimentos simples a custo mais baixo.

Comments

comments