Como cuidar de terçol

Remedios-caseiros-para-tercol-1

De acordo com o especialista, o problema pode ser causado por diversos motivos, como poluição ou a maquiagem. “A causa do terçol é a obstrução das glândulas de meibomio, que pode ocorrer em várias situações como uso frequente de lápis e rímel, conjuntivite e até má higiene”, relata.

Maquiagem nos olhos, sem a limpeza adequada, também podem ser responsáveis pelo surgimento do terçol.

O terçol assemelha-se a uma espinha e, geralmente, drena espontaneamente com compressas mornas. Os primeiros sinais de terçol são sensibilidade, dor e vermelhidão na área afetada. Sintomas posteriores incluem coceira, inchaço, olhos lacrimejando, sensibilidade à luz e desconforto ao piscar.

A compressa ajuda a dilatar as glândulas e a expelir o pus. E também a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.

Não se deve furar ou espremer o terçol. Não se deve colocar a mão, pois o terçol não é uma espinha. Se fizer isso pode gerar uma infecção que precisa ser tratada com antibióticos.

Passos

- Faça compressas quentes sobre os olhos;

- Aplique um pano sobre o olho quatro vezes ao dia por dez minutos para ajudar no amadurecimento dele e continue fazendo a higienização mesmo que o terçol já tenha sido drenado;

– Evite o contato das mãos com o olho que está com terçol, pois é possível que a infecção se espalhe para outras partes dos olhos.

– Faça uso de pomadas antibióticas somente sob prescrição médica.

Quando há muito inchaço o ideal é procurar um especialista para poder avaliar o quadro!

O médico também pode receitar Amoxicilina durante uma semana. Se um terçol estourar, deve-se cuidar para limpar a ferida (limpe a área muito bem com soro fisiológico)e prevenir infecção.

Lentes de contato nunca devem ser usadas durante o tratamento para terçol. Maquiagem nos olhos também não é recomendada e é importante tomar cuidado para não tocar o terçol.

Qualquer pessoa pode ter terçol, em qualquer idade, porém pode aparecer com mais frequência em adolescentes devido a alterações hormonais.

Nossos olhos são bem sensíveis, e por isso, quando sentimos qualquer coisa diferente devemos tratar com muito cuidado para que não nos prejudique mais tarde, afinal são eles que nos mostram o mundo!

Comments

comments