Como cuidar de gastrite

Gastrite é a inflamação das mucosas do estômago. As causas são muitas: o uso do álcool, cigarro e café, que prejudicam os delicados tecidos de revestimento interno do aparelho digestivo; alimentos muito quentes, como chimarrão, oumuito frios; medicamentos com antibióticos e aspirinas; alimentos ricos em proteína de animal. Ansiedade e problemas no sistema nervoso.

Sintomas: Desconforto na região superior do abdome: pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem relatar dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos.

Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto.

Saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento logo após a alimentação. Esse sintoma pode levar à redução e perda de apetite.

Se a gastrite levar à formação de úlceras gástricas hemorrágicas, pode haver eliminação de sangue digerido, nas fezes (que ficam escuras) ou nos vômitos.

O tratamento da gastrite deve ser seguido rigorosamente para obter um resultado aceitável.
O paciente deve em períodos em que estiver estressado, ansioso, com pressão, agitação e medo deve comer frutas ou tome sucos, não faça o uso de proteínas. Deve tomar cerca de 6 a 8 copos de água por dia.
Ao sentir que esta com sintomas tome chá no lugar de água, e coma banana-maçã e mamão de 3 em 3 horas. Se estiver com vontade de comer alguma coisa salgada experimente sopa de batata com hortaliças e óleo de oliva.

Existem muitas plantas que auxiliam o tratamento da gastrite essas plantas são:

  • espinheira-santa
  • camomila
  • tília
  • sálvia
  • calêndula

Faça suas refeições com horários regulares, 3 vezes ao dia, sendo que a última refeição do dia deve ser bem mais leve, e deve ser feita de 4 a 5 horas de se deitar. Não beba líquidos durante as refeições, mastigue bem os alimentos, faça suas refeições lugares tranqüilos evite comer em frente a televisores e computadores. Faça sempre uma caminhada após as refeições para auxiliar a digestão, mas caminhe sem preocupações de modo bem lento para distrair a mente sem nenhum tipo de esforço do físico.
Afaste o uso do álcool, café, chá, fumo, açúcar, carne, manteiga, frituras e condimentos, evite comidas apimentadas. Beba dois copos de água morna pelo menos 1 hora antes de todas as refeições.

  • Procure fazer caminhadas de3 a 6 km por dia, regularmente, tome banhos de sol 1 hora pela manhã e 1 hora pela tarde, banhos frios após os exercícios estimulam a circulação e fortalecem o sistema nervoso.

A gastrite segundo informações pode levar o paciente à úlcera, nestes casos o acompanhamento médico é essencial para dar um diagnóstico preciso da gravidade que se encontra a doença. A úlcera é um processo inflamatório das mucosas do estômago com ferida localizada. Entre as causas, estão as proteínas cozidas e concentradas, que forçam a acidez do estômago; bebidas e alimentos muitos quente; alimentos mal mastigados; condimentos; álcool e fumo; tensões nervosas, que impedem a boa digestão, provocando desequilíbrio na produção de ácido-rídrico.
Existem algumas gastrites e elas são classificadas como: gastrite crônica e gastrite nervosa; a gastrite crônica é aquela que leva alguns meses ou até anos para aparecer, a gastrite aparece de repente só com o fato de você ficar nervoso ou ansioso.
Os sintomas de uma gastrite são: queimação o que é chamado de Ásia, dor desconfortável no estômago, vômitos e com casos mais graves pode haver um sangramento com às vezes deixando – às escuras.

Comments

comments