Como cuidar de dor de ouvido

As pessoas sofrem muito de dores de ouvidos, tanto as crianças como os adultos. Os sintomas podem ser vários, e os métodos para se tratar este mal estar e dor, inscrevem-se tanto no campo de medicina tradicional, como nas alternativas.

Por vezes, é normal que sinta sensações desagradáveis nos seus ouvidos ou uma dor intensa. As infecçõees no ouvido médio traduzem-se por estes sintomas, bem como o aparecimento de febre, uma ligeira perda de audição, ou até mesmo o derramamento de líquido se o tímpano se perfurar.

Na zona do ouvido, que é mais vasta do que possa imaginar, podem ainda ocorrer infecções no próprio canal auditivo. Sempre que sentir comichão, irritação, secreções ou uma ligeira surdez, é um sinal evidente que o seu canal auditivo, tem algum problema.

A cera pode ser um problema. Muitas das vezes a cera acumula-se nos ouvidos, provocando uma sensação estranha, uma surdez aparente e uma irritação na pele, no seu canal auditivo.

Nunca introduza objectos no seu ouvido, nem mesmo cotonetes, porque esta zona é muito frágil. Caso aconteça algum problema, consulte logo o médico, para que problema causado pelo objecto seja removido devidamente. As medidas que o médico irá tomar, caso tenha algum problema nessa zona auditiva, variam consoante a exactidão do local em causa.

Se tiver uma infecção no ouvido médio, é provável que o médico lhe indique antibióticos ou gotas nasais. Mas primeiro que tudo, o médico deve, através de um foco luminoso na entrada do seu ouvido, examinar o interior do mesmo, tal como o estado da sua garganta.

Porém, se as dores forem tão intensas que nem ao médico consiga ir, pode colocar um saco de água quente coberto para aliviar as dores. Isto não implica que a dor passe automaticamente, mas pelo menos aliviará um bom bocado.

As dores nos ouvidos podem ser passageiras e passarem rapidamente. Todavia, existem alguns sintomas como, febres muito altas, secreções do ouvido ou um surdez súbita, que merecem a sua atenção. Estes sintomas são sempre acompanhados por, dores muito fortes e, são estas que lhe vão despertar a atenção causando o maior transtorno.

Atualmente, existem já tratamentos alternativos direcionados para vários problemas, incluindo as dores de ouvidos. A Aromaterapia, o Remédio de Ervas e a Homeopatia, são alguns caminhos a utilizar para solucionar esse problema. O primeiro utiliza uma compressa quente embebida numa mistura de óleos à base de camomila e lavanda, devidamente diluídos em água.

Por sua vez, o Remédio de Ervas é muito bom para acalmar um canal auditivo, que esteja apenas inflamado e não com o tímpano perfurado. O ideal é colocar uma a três gotas de óleo de verbasco, de três em três horas.

A Homeopatia é igualmente muito útil, para as dores de ouvido ou até mesmo para uma constipação. TomeAconitum para dores intensas e arrepios ou flatulência, mas se o que a perturba for uma perda de audição, associada a dores intensas e irritabilidade, o indicado é Chamomilla.

Estes são alguns tratamentos alternativos que lhe aconselhamos, para além dos métodos da medicina convencional. Sempre que a dor de ouvidos for muito intensa, procure um médico ou faça aquilo que lhe recomendamos, para aliviar as dores de ouvidos.

Comments

comments