Como cultivar acerola

como-cultivar-acerolas-frutas-ricas-em-vitamina-c-3

A acerola é considerada uma fruta rústica e de fácil adaptação, por isso ela pode ser cultivada em vários lugares, suportando as diversas influências do clima. Entretanto, para que a árvore frutífera se desenvolva sem dificuldades e dê bons frutos, seu plantio deve acontecer em áreas com clima tropical ou subtropical (temperatura ideal é 26º).

Ter um pé de acerola no pomar  da residência é algo que pode beneficar toda a familia afinal, a fruta é rica em nutrientes e pode se usada no preparo de sucos, geleias e sorvetes. Além de possuir grande quantidade de vitaminas A, C, B1 e B2, a acerola também é fonte de cálcio, fósforo e ferro.

O cultivo da acerola em casa

A acerola é uma das frutas mais fáceis de cultivar em casa devido o seu caráter adaptável. O pé com as saborosas frutinhas pode crescer no pomar, no jardim ou mesmo em grandes vasos. Mas, para que a planta se desenvolva de forma saudável, é necessário reconhecer as suas necessidades básicas.

cultivo da acerola é intenso durante a temporada de calor e não requer muitas chuvas para que os frutos se desenvolvam. Entretanto, como qualquer planta, é essencial regar periodicamente, renovar o adubo e fazer podas. Não há restrições quanto ao tipo de terra usada no cultivo, podendo o solo ser arenoso ou argiloso.

A propagação das acerolas pode ser feita através das sementes, mas este meio acaba comprometendo a uniformidade do pomar. É mais aconselhável comprar uma muda pronta feita por um produtor credenciado para dar início ao seu cultivo em casa.

1. O primeiro passo consiste no preparo do terreno, que deve estar arado e gradeado para que a planta encontre condições de se desenvolver. Faça covas na medida certa para o plantio, com pelo menos 30 dias de antecedência, valorizando as dimensões de 40 x 40 x 40 cm.

2. As covas devem ser adubadas para que o solo se torne fértil e permita o desenvolvimento da aceroleira. Misture com a terra o esterco de curral, 200 g de superfosfato, 3 gramas de zinco e 1 litro de torta de mamona. Preencha as covas.

3. Plante a muda e aguarde os primeiros sinais de crescimento. Quando a planta atingir de 60 a 70 cm é necessário fazer a primeira poda para que os ramos se formem melhor.

4. A planta começa a produzir frutos com dois ou três anos após o início do cultivo. O período que se estende do florescimento a formação das frutinhas dura em média 20 dias.  Com relação à colheita, ela dura oito meses em regiões de clima quente e de quatro a seis meses em áreas de temperatura amena.

Aproveite as dicas e cultive acerolas na sua casa!

Comments

comments