Como Cuidar do seu Jardim

Os jardins são um reflexo da relação do homem com a natureza. Desde os primórdios de nossa sociedade, os jardins já faziam parte das casas. O livro “A Vida Secreta das Plantas” de Peter Tomkis e Christopher Bird, um Best seller mundial, revela a sensibilidade e a inteligência das plantas, abordando o papel de sensores e detectores destes seres vivos.

Cultivados para os mais diversos fins, eles estiveram presentes na Roma Antiga, África, Oriente Médio e muitos outros berços das civilizações. Muitos dizem que cuidar de um jardim é uma das melhores terapias que existe. Requer atenção, cuidado e oferece momentos de relaxamento e prazer. O resultado é uma casa mais bonita e um contato maior com a natureza.

Sentir o cheiro das flores move as pessoas a tomar pequenas atitudes de pureza e transformar seu coração em harmonia, em busca do reconhecimento pelo ar que respiramos, pela água que sacia nossa sede e pelo alimento que mata a nossa fome.

Se você tem interesse em montar um jardim ou conhecer mais sobre o assunto, vamos agora aprender como utilizar as principais ferramentas de montagem para o jardim mais adequado a sua casa e ainda dicas para o cultivo e manutenção.

O primeiro passo é ter as ferramentas certas para plantar e cuidar de jardins. Vamos listar as principais:

- Pá para transplantar: Essa é uma das mais importantes ferramentas para seu jardim. É usada para semear e transplantar de tudo.

- Rastelo: É usado para desterrar e também remover ervas daninhas.

- Tesoura de podar: Como o próprio nome diz, essa ferramenta é necessária para a remoção de folhas e galhos secos, bem como a retirada de flores para usar num vaso ou presentear.

- Regador: Ítem indispensável para regar plantas separadamente ou em ambientes internos, bem como para aplicação de fertilizantes.

- Mangueira: para jardins maiores e/ou externos, uma mangueira é essencial.

- Luvas: Para evitar machucados e outros contratempos, o uso de luvas fornece proteção.

Agora que você já tem a lista de utensílios básicos, vamos começar a montar um jardim. Então fique atento às dicas.

Existem diversos tipos de plantas e flores que precisam de diferentes tipos de solo, clima e ambiente. Mas para um principiante, o ideal é escolher um local plano e com bastante exposição solar (pelo menos meio dia de sol). Não se esqueça de criar o seu jardim próximo de uma fonte de água, para facilitar a rega.

Agora devemos preparar o solo. Limpe-o de qualquer erva, raízes e outros detritos. Remexa bem a terra, adicione adubo e regue. Não se esqueça de “alisar” o terreno e, depois desse processo, você pode “desenhar” o seu jardim sobre a terra, para saber exatamente qual a planta ideal, onde plantar com o objetivo de garantir um jardim do jeito que você deseja.

Com as sementes das flores escolhidas em mãos, siga as instruções de plantação da embalagem e regue.

Plantar é a parte mais simples do trabalho. Devemos agora cuidar da manutenção. Deve-se regar e limpar o jardim diariamente, sempre prestando atenção à eventuais doenças ou problemas que podem surgir para sanar o mais rápido possível.

Jardins em apartamentos e casas sem quintal

O jardim não é um privilégio apenas de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de prédios comerciais ou apartamentos, por meio dos jardins internos. Tudo se resolve com um jogo de vasos, onde você poderá montar um jardim na varanda ou até mesmo na sala.

Vamos começar com a escolha da planta que seja de fácil adaptação ao local. Estas não necessitam de luz direta do sol. Também é preciso de vasos adequados para cada tipo de planta, pois assim o crescimento não será prejudicado pela falta de espaço para o desenvolvimento das raízes.

Outro cuidado está no peso dos vasos. Se você mora em apartamento, averigue o peso suportado pela laje para saber o tamanho e tipo de jardim a ser montado.

Se você mora em uma cobertura e pretende montar o jardim ali, um problema que você poderá enfrentar é o vento, ele pode ser prejudicial para plantas mais frágeis. Para resolver isso, use palmeiras ou trepadeiras como barra-vento.

Jardins verticais

As casas hoje possuem um espaço externo bem reduzido, algo que virou moda foi o jardim vertical (também chamado de quadro vivo). Esse tipo de jardim é feito no muro ou parede, de forma que fique na vertical. O resultado, além de economizar espaço, é muito bonito.

Para montar um jardim vertical, você pode erguer um muro com blocos vazados ou até revestir um muro com parede de fibra de côco. Como o espaço para esse tipo de jardim é reduzido, deve podar regularmente as plantas para que elas não compitam entre si. Os demais cuidados são basicamente os mesmos de um jardim comum (atente-se para que a rega seja de igual proporção para todas as plantas).

Tipos de plantas para determinados ambientes

Se você está na dúvida sobre qual planta comprar para o seu ambiente, aqui vão algumas sugestões.

Plantas que  precisam de contato indireto com a luz do sol: Violeta-Africana (Saintpaulia ionantha);  Antúrio (Anthurium andreanum); Peixinho (Nematanthus spp);  Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisi);  Cheflera (Schefflera arboricola); Begônia (Begonia ssp).

Plantas que necessitam de contato direto com a luz do sol: Ixora (Ixora ssp);  Buxinho (Buxus sempervirens);  Azaléia (Rhododrendon spp);  Onze-Horas (Portulaca ssp); Gerânio (Pelargonium ssp).

Plantas que não necessitam de luz ou claridade: Jibóia (Epipremnum pinnatum); Palmeira-Ráfis (Rhapis excelsa);  Singônio (Singonium angustatum);  Café-de-Salão (Aglaonema ssp).

Muitas pessoas caem no erro ao acharem que plantas de jardim são autossuficientes e que não precisam de cuidados constantes. Ter um jardim é como ter um animal de estimação. As plantas precisam de cuidado e dedicação e, para crescerem fortes e belas tudo depende de você.

Com essas dicas você já pode começar a planejar e montar seu jardim em qualquer espaço que tenha, ficando, assim, mais próximo da natureza e num ambiente muito mais bonito e aconchegante. Entre em contato com a natureza!

Comments

comments