Como cultivar flores

65297_Papel-de-Parede-Jardim-de-Flores--65297_1024x768

Não é necessária muita técnica ou espaço para se criar flores em casa. Deve-se apenas atentar para a espécie escolhida e a sua adaptação ao clima do local onde se pretender realizar o cultivo.

Se não há um quintal disponível para se ter um jardim com variadas espécies de cores e tamanhos diferentes, as flores podem ser cultivadas em jardineiras, corredores de apartamentos e até mesmo em vasos perto da janela. O importante é que haja claridade para a planta poder realizar o processo de fotossíntese, de onde tira o seu “alimento”.

É necessário destacar que o importante mesmo é escolher a espécie certa que se adapte bem ao local onde será plantada e ao seu tempo disponível, já que cuidar de plantas exige tempo e dedicação.

- Escolha o espécie correta de acordo com o espaço disponível e o clima da sua cidade conversando com pessoas que já cultivam plantas há muito tempo. Ao comprá-la, dê preferência a uma muda grande e vistosa.

- Separe o substrato vegetal, a areia de construção, o humus e as pedrinhas ou pedaços de isopor. Comece a montar o vaso/jardineira pelas pedras ou isopor. Caso possua um canteiro, não será necessário utilizá-las.

- Após posicionar as pedras no fundo do local onde será pantada a muda, coloque um pouco de areia de construção e posicione a muda.

- Coloque o resto da terra de construção, acrescente substrato vegetal e humus de minhoca para finalizar. Faça uma rega imediatamente após o processo.

- Coloque água e adubo respeitando as necessidades da espécie. De maneira geral, para florir as plantas precisam de adubo a cada três semanas.

Para que as plantas cresçam bem em vasos, uma boa drenagem é fundamental. Os furos de drenagem precisam ser cobertos para que a terra fique bem colocada; pedaços de cerâmica quebrados, uma tela fina ou um filtro de café são boas escolhas. Você pode também adicionar uma camada de pedras pequenas, perlita, ou areia grossa no fundo do vaso. Em áreas internas ou em varandas, em que a água que escorre do vaso causaria algum dano, coloque uma bandeja embaixo do vaso para coletar o excesso.

Sempre estude e procure saber informações sobre as espécies que você tem em casa, para cultivar de melhor maneira sua florzinha.  Uma casa com flores é uma casa cheia de vida. Coloridas e perfumadas, as flores, além de alegrar e trazer vida ao ambiente, são ótimas opções de decorar o ambiente sem gastar muito.

Comments

comments