As petúnias são originárias das regiões sub-tropicais e tropicais. Seu nome é derivado do Tupi e significa “flor vermelha”. Florindo durante toda a primavera, possuem folhas macias e muito delicadas, de formato ovalado e pequenas. As flores podem ser encontradas em formas diversas e as combinações de cor mais comuns são branco, vermelho, rosa, violeta e roxo. É uma excelente opção de planta para a formação de canteiros maciços ou bordaduras, mas também pode ser utilizada em floreiras e vasos, onde resultam num efeito romântico e de muita sofisticação.

Essa flor pode ser cultivada em qualquer época do ano, a partir do plantio de sementes. Infelizmente esse método acaba requerendo um cuidado muito grande, especialmente nas primeiras semanas, e por isso o mais indicado é dar preferência pelas mudas já formadas.

– Para um bom desenvolvimento da planta, é fundamental que o solo seja altamente fértil e abundante em material orgânico.

– Por isso, uma regra básica no plantio de petúnias é preparar previamente a terra com bastante adubo, que deve ser reaplicado em intervalos de alguns poucos meses. Outra dica é utilizar o NPK, que é risco em fósforo e estimula uma floração mais intensa.

manutenção das petúnias costuma ser bastante fácil, pois essa planta não tem muita dificuldade em enfrentar os meses mais frios do ano e não é muito exigente quanto à luminosidade.

O cuidado diário mais importante é manter o solo ligeiramente úmido, porém sem que fique encharcado. A parte mais difícil do trabalho é que é, ao final do ano, é recomendado replantá-la, a fim de promover a limpeza dos ramos mortos e arejar a planta.

A petúnia é uma flor belíssima que apresenta grande quantidade de coloração, pode ser cultivadas em qualquer época do ano e não requer muitos cuidados especiais, necessitando apenas de solo bem adubado e replantio anual.