Como cultivar plantas dentro de apartamento

boskke_skyplanter_21

Muitas pessoas ainda relutam em sair de uma casa e mudar para um apartamento. Um dos principais motivos para tal resistência é a falta de espaço, o que inclui também abrir mão do jardim. Porém essa desculpa já faz parte do passado. Com novas técnicas, criatividade e bom gosto é possível criar um jardim dentro do apartamento , mas é preciso atenção ao microclima do imóvel e à compatibilidade das plantas com o espaço.

Segundo a artista plástica e paisagista Gica Mesiara, cada apartamento tem o seu próprio microclima e é preciso verificar se o ambiente fornece os elementos necessários para o cultivo das plantas. “Os apartamentos são diferentes uns dos outros. Uns são mais ensolarados, outros têm mais sombra. Antes de comprar é preciso avaliar o que o espaço oferece para o crescimento e desenvolvimentos das plantas ,comenta a paisagista. Incidência direta de luz solar e a ventilação do apartamento contribuem para determinar o tipo de planta que melhor se adapta ao espaço. O bambu mossô, por exemplo, é uma planta bastante procurada por ser bonita, porém, esse tipo de vegetal não sobrevive em ambientes internos.

O correto é não usar árvores e arbustos de grande porte devido ao tamanho de seus vasos, que ocupam muito espaço. Algumas plantas como a samambaia, árvore da felicidade e o lírio são mais indicados, pois se adaptam bem ao ambiente interno, não necessitando de sol em abundância.

O sistema de drenagem é fundamental para o bom desenvolvimento da planta. O vaso deve conter furos na parte inferior para escoar o excesso de água. Para ajudar a filtrar, uma camada de pedrisco ou argila expandida é colocada no fundo, sendo recoberta por uma manta responsável por não deixar os nutrientes escoarem junto com a água.

Como cultivar orquídeas em apartamento
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cultivo de orquídeas não é exclusividade de quem têm grandes espaços, com jardins e orquidários espaçosos.
Orquídeas também podem ser cultivadas em recintos mais fechados, desde que se tomem alguns cuidados adicionais para que se possa simular o ambiente natural da planta.Todas as orquídeas podem ser cultivadas em apartamento, basta que se tenha espaço e iluminação suficientes. Já foi constatado floração até de Vandas e Cymbidiuns em varandas de apartamentos entre centenas de outras variedades, florescendo bem em apartamentos.

Onde colocar
As plantas necessitam de iluminação adequada, então é conveniente colocá-las próximo a janelas ou em varandas.
Deve-se tomar o cuidado de respeitar o limite de 50% de iluminação, que pode ser obtido com cortinas que permitam esta quantidade de incidência solar.

Quando e como regar

Não há um calendário correto para se seguir aos regar as plantas. O correto é regar sempre que o substrato estiver seco.
Plantas em vasos de fibra de coco em geral requerem regas semanais. Orquídeas plantadas em troncos requerem regas diárias. A melhor forma de regar é submergindo os vasos em água, e permitir que esta migre para dentro destes, evitando assim lavar os nutrientes do solo.
Acostume-se a verificar a quantidade de água nos vasos através do peso. Vasos secos costumam ficar bastante leves. Lembre-se que ter uma planta é como ter um animal de estimação, que requer cuidados diários.
Se você abandonar sua orquídea é quase certeza que ela irá sofrer com a falta de cuidades e poderá morrer.
O cuidado com as orquídeas é uma atividade que não pode ser chamada de trabalho, mas sim um momento de relaxamento. Ao cuidar de suas orquídeas você estará cuidando de sua mente e de sua saúde.

Outra opção é o projeto de alvenaria, que possibilita as mais diversas formas de estrutura, adaptando-se ao ambiente. Mas para quem não tem disponibilidade para fazer obras em casa, uma boa opção são os quadros e painéis vivos, que seguem a tendência do jardim vertical.

A estrutura em madeira ou acrílico embeleza o ambiente e tem por objetivo aproximar o homem da natureza. A praticidade na instalação é grande atrativo. A estrutura necessita apenas de parafusos, para fixação, e uma tomada, que fornecerá energia para o sistema de irrigação próprio. Os quadros e painéis também são vendidos com opção de rega manual, conforme preferência do consumidor.

Os ambientes mais explorados para instalação de jardim são varanda e sala, devido à maior incidência de energia solar. Luminosidade, ar condicionado e circulação de ar interferem diretamente na escolha das plantas, pois determinam também a velocidade de evaporação da água.

 

Comments

comments