Como cuidar de Pimenteiras

Pimenta viva, vida apimentada! Pimenta faz bem para o coração e há quem romantize que para a alma também e ajuda contra o mau olhado..

Primeiramente, uma coisa deve ficar clara: é uma planta que exige cuidados como qualquer outra, mas assim como seu fruto, tudo a respeito dela deve ser bem dosado. Muitas pessoas adubam frequentemente e estão sempre regando. Quando compram uma, muitos jardineiros dizem que deve ser mantida no sol, mas sem os detalhes desses cuidados, todas essas ações vão apenas encurtar a vida da planta.

As mais cultivadas

l. Poderosa
A pimenta mais ardida do mundo, a bhut jolokia, desbancou a red savina. A ‘ardência’ é medida pela escala de Scoville. Nesta escala, a jolokia atingiu 1 milhão. A red savina, 577 mil.

2.Pimenta Biquinho (‘C. chinense’)
Ardência de 1.000 Scoville. Por não ser tão ardida, é muito  usada em molhos e conservas. Minas Gerais é o principal  produtor.

3.Malagueta (‘Capsicum frutescens’)
Ardência de 150.000 Scoville. Nativa da Amazônia, é alongada e cônica. Tem pungência alta. É cultivada sobretudo na Bahia, Minas Gerais e Goiás

4.Cumari (‘Capsicum chinense’)
É picante e com aroma médio. O índice Scoville é 220.000. É bastante usada em arroz e carnes brancas

6.Dedo-de-moça (‘Capsicum baccatum’)
Originária do Brasil, tem frutos alongados e vermelhos. Índice Scoville de 500 a 2.500

A pimenteira deve ficar na área externa onde pegue uma quantidade razoável de sol, deve ser regada de 3 a 4 vezes por semana e as pimentas maduras devem sem colhidas com frequência.

Elas necessitam em média de 40 à 90 dias para amadurecerem e durante todo esse período é aconselhável protegê-las para evitar que sofram algum dano.

As regas devem ser regulares sim, mas o ideal é retirar o prato do vaso. A pimenteira não gosta de ficar encharcada mas se deve evitar que a terra fique completamente seca, o ideal e manter a terra sempre úmida. A pimenteira pode ser atacada por pulgões com frequencia, o que pode ser combatido com calda de fumo ou outros inseticidas.

Sobre a exposição ao sol, segundo a profissional, a planta deve ficar exposta ao menos um período do dia seja manha ou tarde. O ideal é quatro horas de exposição.

Fique atento: depois de dar frutos, ela começa a murchar cada vez mais. O processo de frutificação exige muita energia da planta e, portanto, após sua frutificação o ideal é realizar o replantio, a poda de galhos e folhas secas ou mortas, adubar e manter as regas diárias.

Comments

comments