Como cuidar de orquideas no vaso

orquideas-roxas-e-brancas-1024x683

As orquídeas, da família Orchidaceae, são uma das mais populares tipos de plantas, mesmo sendo bastante comuns. Essa adaptabilidade à maioria dos climas ajuda na sua proliferação e no seu fascínio, algo que, segundo a história, remonta à altura em que a Raínha de Sabá presenteou o rei Salomão, de Israel, com um enorme buquê de flores.

Com muitas formas, cores e tamanhos, as orquídeas crescem facilmente em vaso com o seu formato intrigante, o que faz delas uma das plantas mais bonitas de ter em casa. Fáceis de adquirir, aprenda aqui como cuidar de orquídeas em vaso e melhore o seu jardim pessoal.

Instruções
1
Quando compra uma orquídea, ela vem normalmente num vaso. Logo, a primeira coisa a fazer, é tratar do transplante para um vaso maior quando chega a casa.

Retire assim a planta do vaso e lave as raízes com água corrente. Utilize os dedos para retirar os detritos e as raízes mortas, deixando apenas as saudáveis.

No vaso novo, coloque no fundo uma camada de brita, para drenagem da água. Depois, coloque o substrato e deixe-o bem úmido. Agora coloque a planta num dos cantos e a brotação nova voltada para o centro, já que assim vai ter espaço suficiente para se desenvolver.

Por fim, pode ainda colocar algum adubo orgânico na parte lateral do vaso.
2
Depois de transplantada para o seu novo vaso, as orquídeas precisam de cuidados de manutenção para crescerem saudáveis na sua casa.

Primeiro, não misture no viveiro as suas orquídeas com outras espécies de plantas, de forma a evitar os parasitas. Depois, escolha um local com boa exposição solar, mas onde a luz seja controlada, ou seja, não seja direta, já que o sol pode provocar queimaduras nas suas folhas. A orquídea deve ficar cerca de 70 por cento à sombra.

Não se esqueça que a ventilação também é fundamental para o crescimento das suas plantas, por isso, sempre que possível, deixa as janelas abertas para a renovação do ar da sua casa.
3
A rega também é fundamental para o crescimento das orquídeas. Esta deve ser feita regularmente da seguinte forma: rega-se até a água escoar pelos buracos no fundo do vaso e, depois, espera-se até que substrato vegetal fique seco para regar novamente. Além disso, nos dias de grande calor, pode também borrifar a planta com água, para que ela não desidrate.

Seguindo estas dicas, as suas orquídeas crescerão no vaso sem problemas e saudáveis, abrilhantando o seu jardim pessoal.

Comments

comments