Como Cuidar de Horta

Atualmente, o grande desafio da agricultura é conservar os recursos naturais, mantendo a produtividade dos cultivos e, ao mesmo tempo, melhorar o valor nutritivo dos alimentos.Para fazer sua própria horta não há regras, sua criatividade poderá ser bastante explorada.

Veja se há falhas no canteiro e preencha com novas plantas para não deixar o espaço inativo.
Retire os inços assim que surgirem, eles são muito competentes em extrair nutrientes do solo e competem com as hortaliças.

Se o seu cultivo for horta orgânica, passada uma semana você poderá colocar esterco de gado dentro de um balde com água, revolver bem a mistura, coar com a peneira de jardim e aplicar este caldo ao redor das mudas de hortaliças, cuidando para não tocar nas folhas nem no colo das plantas.

Se não quer ser tão radical, poderá fazer a segunda alternativa, dissolver uma colher de sopa para cada litro de água de adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10 e aplicar.

Para hortas de tamanho doméstico poderá usar uma garrafa PET de 3 litros.
Sacuda bem para dissolver e coloque no solo ao redor da planta.
Antes desta operação, regue o canteiro.

Um bulbo úmido irá formar-se ao redor das raízes e quando você colocar a água com o adubo dissolvido, ele irá direto para as raízes.

Regas 

Para crescer e produzir folhas e frutos as plantas necessitam de água.

Não esquecer de regar o solo das hortaliças é fundamental.

Depois que chover, abrir um pouco a terra do canteiro para verificar se a água atingiu profundidade suficiente para molhar a terra ao redor das raízes, se notar que está seco, regue.

As regas pela manhã são melhores, mas não esqueça, regue no fim da tarde, no verão ou em locais de clima quente.As regas devem ser de acordo com a cultura. Em geral, devem ser regulares, mas sem encharcar o solo.

Por: Priscila Gomes

Comments

comments