Como cuidar de Citronela

Características da Citronela:
1. Funciona como controlador biológico do Aedes aegypti.
2. Lembra a erva cidreira, mas que tem resultados bem diferentes.
3. Pode ser cultivada em jardins e vasos nas entradas das portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50m2.
4. A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão.

O óleo essencial extraído da citronela é um produto natural, não tóxico, vendido como essência, que se pode dissolver em água e aplicar no animal com um vaporizador. Encontra-se mais facilmente no mercado sob a forma de velas decorativas/aromatizantes para uso interior e exterior.

Antes de plantar sua muda de citronela encontre um local apropriado, fora do caminho das pessoas e com pouca sombra, misture uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo antes para aumentar sua fertilidade e efetue o plantio.

Plante-a de forma bem espaçada, deixando mais de meio metro (aconselha-se um metro se você não necessita de uma cobertura tão densa) entre cada mudinha, para que quando elas crescerem, não competirem muito entre si.

Esta é uma planta de clima úmido, por isso é aconselhável irrigá-la todos os dias, de modo a não deixar o solo secar completamente. Lembre-se apenas de não encharcá-lo demais, o excesso d’água é prejudicial a praticamente todas as plantas pois favorece a aparição de doenças como a ferrugem.

De tempos em tempos adicione um pouco mais de fertilizante orgânico sobre o solo, de modo a mantê-lo sempre fértil. A cada três anos em média, sua citronela começará a perder um pouco de sua boa aparência, necessitando então de ser replantada, basta fazer a divisão de touceiras e plantar as novas mudas criadas, que em breve estarão vistosas novamente.

A planta exala um odor muito agradável e por isso é usada também na indústria de perfumaria. No entanto, esse odor é extremamente desagradável para os insectos, funcionando assim como um excelente repelente, sem provocar qualquer tipo de toxicidade nos humanos e animais de companhia.

O melhor para ambientes é usar o óleo essencial aquecido em difusor. Siga a receita a seguir e aproveite os efeitos da citronela no corpo, ambientes e jardim.

Óleo de citrolena para o corpo

Misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.

Comments

comments