Como Cuidar e Cultivar seu Bonsai

Japanese_White_Pine,_1625-2007

A arte do cultivo do bonsai é feita na china e no Japão há muitos séculos e tem uma posição especial na cultura daqueles países, não só como escultura viva, mas também como um grande objetivo de meditação e aprimoramento interior, a palavra bonsai significa arvore na bandeja, trata-se de uma planta adulta, que por meio de sucessivas podas nas raízes e na copa, continua pequena, a ponto de viver em um vaso. A manutenção do bonsai não é igual as plantas que vive em vasos comuns, com um pouco mais de atenção e mais 25 minutos do seu tempo diário você consegui cuidar muito bem do seu bonsai.

Escolha o Local

O lugar onde deve colocar o vaso vai depender da colocação do sol e da umidade para todo tipo de bonsai que você adquiriu, o local mais recomendado é a varanda ou em alguma janela onde o bonsai pegue um sol pela manha, escritórios ou ambiente com ar condicionado costumam ser fatais para o bonsai, dentro da sua casa não coloque perto de eletrodomésticos.

Rega e umidade

A rega é fundamental para a boa saúde do bonsai, o tempo entre elas determinam a umidade no torrão do bonsai, de forma geral o fundamental é regar pela manha bem cedo ou no final da tarde com água suficiente para esborra  um pouco para fora do vazo, se você colocar um prato ou bandeja nunca deixe água dentro dele, isso apodreceria as raízes e fatalmente seu bonsai morreria. Não considere borrifadas de água como rega, Nunca dispense a rega, em lugares em que água contem muito cloro é bom deixar a aguar de molho por 1 dia ai depois você rega com essa água.

Poda

Mantenha a forma inicial do bonsai, só retirando os brotos ou ramos que cresceram demais,  de forma geral sempre que os ramos atingirem 10 folhas reduza a 2 ou 4 pares conforme o desenho desejado.

Manutenção

O bonsai por ser uma arvore que vive num vaso onde tem pouco espaço para as suas raízes, o mesmo necessita de fertilizantes e adubos, no período da primavera ate o final do verão as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto neste período num intervalo de 14 a 20 dias devemos aplicar um adubo liquido tipo ouro verde,  deve colocar um adubo solido de uma lenta recuperação, com bem pouco nitrogênio, Seja bem atento as pragas e doenças, fazendo sempre uma manutenção preventiva a mais ou menos 30 dias,  você antecipara problemas e não deixando ter nenhuma anormalidade, sempre utilize inseticidas, separe o seu Bonsai de outras Plantas.

Por: Priscila Gomes

Comments

comments