Como cuidar de Bonsai

bonsai_img_6404

Como cuidar de Bonsai

É importante destacar que os bonsais de interior não suportam muito bem as correntes de ar. Os bonsais de exterior, como o seu próprio nome indica, necessitam das mesmas condições que as árvores que vivem na Natureza. Um bonsai é um ser vivo e necessita apenas 5 minutos da sua atenção diária! Ele pode viver saudável por várias gerações mas, para tal, tem de considerar algumas regras básicas.

  • Exterior – Coloque o bonsai num local onde apanhe  pelo menos 2 a 3 horas de sol directo de preferência de manhã ou ao final do dia. No Verão proteja do sol forte resguardando os seus exemplares para zonas de sombra. Proteja dos ventos fortes. No Inverno proteja das geadas. Nunca coloque um bonsai de exterior dentro de sua casa como por exemplo uma Oliveira, uma Figueira ou uma Azálea. Eles necessitam de sentir o frio e o calor para completarem o seu ciclo vegetativo.
  • Interior – Espécies de origem tropical nomeadamente do sudoeste asiático encontram no interior das nossas casas temperaturas amenas e constantes que apreciam. Coloque o seu bonsai de interior o mais próximo de uma janela com muita luz, em que apanhe 2 a 3 horas de sol directo no início ou final do dia. Não filtre a luz solar com cortinas ou persianas. Não mantenha o seu bonsai junto de aparelhos como aquecedores, ventoinhas, ar-condicionado. Evite zonas de correntes de ar e se tem animais em casa assegure-se que não alcançam as suas árvores!

Para se desenvolver e ter boa saúde, o bonsai precisa,  no mínimo, de 2 a 4 horas de sol diariamente (dependendo da espécie), podendo ainda ficar exposto ao sol, por um ou dois períodos (manhã e tarde) em um ambiente com ventilação. Isso ajudará a evitar que ele venha a contrair pragas e doenças.

Regue de preferência quando a superfície do solo começar a secar, evitando deixar secar por completo, e evite também deixar o solo constantemente encharcado com regas excessivas, isso faz com que as raízes apodreçam e, em alguns casos, provocam a perda da planta. Regue abundantemente o seu bonsai e pare quando a água começar a sair pelo fundo do vaso. Podendo utilizar para a rega, mangueira, regadores e outros recipientes.

Fertilizante: Para se desenvolver e manter sua saúde, o bonsai, como toda planta, necessita de nutrientes, sais minerais, etc. Adube o seu bonsaiperiodicamente (conforme espécie, estação e região) utilizando adubo orgânico e/ou químico. Consulte-nos para maiores informações sobre fertilizantes.

Transplante: Geralmente, de dois em dois anos, a maioria das espécies necessita efetuar uma poda na raiz, troca de substrato (conforme o caso) para se manter saudável. Pois com o passar do tempo o vaso estará repleto de raízes o que dificultará a rega, retenção de nutrientes, drenagem e oxigenação das raízes, e a planta não conseguirá ter boa saúde e um bom desenvolvimento.

Poda: Com o objetivo de manter a forma e estilo do seu bonsai, devemos realizar podas periódicas para que ele não perca o formato e a tendência do seu estilo, além de prejudicar a ventilação, iluminação e ramificação interna da copa da planta. Se você não tiver prática e conhecimento dos estilos existentes, consulte-nos.

Pragas e doenças: As plantas por serem organismos vivos estão sujeitas à contrair pragas e doenças, uma planta estando saudável dificulta, mas não impede de estar livre desses males. Procure através de observação diária, qualquer alteração que esteja fora do normal, nas folhas, galhos e troncos. Como forma de prevenção faça aplicações periódicas de defensivos no seu bonsai.

Existem diversas espécies de plantas, cada qual tem seu habitat diferenciado, procure informar-se sobre a espécie que você adquiriu.

Comments

comments