As taças parecem ser todas iguais, mas na verdade elas apresentam diferenças importantes entre si. Elementos como transparência, material, haste, altura, tamanho, diâmetro da borda e formato são capazes de influenciar na degustação de uma bebida.

Taça de água: Mede 212mm de altura e 90,5 de diâmetro. É normalmente maior do que a taça de vinho tinto. Além de água, serve para refrigerantes e sucos.

Tulipa de Bordeaux: Mede 220 mm de altura por 78 mm de diâmetro. Ideal para servir vinho tinto, rosé ou branco.

Taça de Vinho tinto: Mede 195 mm de altura e 83 mm de diâmetro. É um pouco menor que a taça de água e tem bojo.

Taça de vinho branco: Mede 190 mm de altura por 75 mm de diâmetro. É um pouco menor que a taça de vinho tinto e tem bojo.

Flute: Mede 226 mm de altura por 62 mm de diâmetro. É uma taça longa e fina, sendo considerada perfeita para champanhe porque conserva as borbulhas.

Licor: Mede 100 mm de altura por 46 mm de diâmetro. É considerada a menor taça em virtude do alto teor de álcool presente nos licores.

Sherry: Mede 171 mm de altura por 68 mm de diâmetro. O cálice é menor do que a taça de vinho e um pouco maior do que a de licor. Serve vinhos fortificados ou vinho do porto.

Coquetel: Mede 172 mm de altura por 116 mm de diâmetro.  A taça serve coquetéis gelados, como é o caso do Martini.

Margarita: Mede 180 mm de altura por 120 mm de diâmetro.  A taça serve o tradicional coquitel batizado de margarita.

Ballon: Mede 138 mm de altura por 95 mm de diâmetro.  A taça é caracterizada pelo seu bojudo largo e boca mais estreita. Sua principal função é servir conhaque.

Hurricane: Mede 190 mm de altura por 77 mm de diâmetro.  A taça é usada para servir coquitéis tropicais, que possuem uma decoração mais extravagante.

Taça com haste: Mede 123 mm de altura por 61,5 mm de diâmetro. A taça normalmente é usada para servir bebidas quentes, com ou sem álcool.