Como cuidar das regiões dos olhos e evitar os sinais

A região dos olhos é sensível e delicada, portanto, merecem os seus cuidados e precisam de produtos especializados, pois é a parte mais exposta do rosto: é extremamente frágil e também é a área mais propensa a sinais de envelhecimento.

Além de tudo isso, esta área está sujeita a movimento constante dos músculos, e não possui muitas fibras de colágeno e elastina. A área sofre muito também com a desidratação e a fragilidade dos pequenos vasos que irrigam a região dos olhos. Em virtude de todos estes aspectos, não fica difícil concluir que os tratamentos para a área dos olhos devem, realmente, ser muito especiais.

Rugas, linhas de expressão, pés-de-galinha, olheiras, bolsas e inchaços são os principais problemas encontrados nessa região. Eles se iniciam lentamente e, se não forem combatidos, dão um aspecto extremamente envelhecido à pele.

Olheiras

As olheiras são alterações pigmentares ou vasculares, que podem ser intensificadas após uma noite mal dormida ou durante o período pré-menstrual em mulheres. Também podem ser causadas por predisposição genética. Surgem devido ao acúmulo de hemoglobinas (presentes nos vasos sanguíneos e responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue) – na região logo abaixo dos olhos.  Saiba como cuidar das olheiras.

Rugas e Linhas de Expressão

As rugas são depressões que aparecem primeiramente na região dos olhos e são originadas devido a problemas no comportamento das fibras de colágeno e elastina. As linhas de expressão são linhas que se formam com gestos ou expressões repetitivas.

Pés-de-Galinha

Os pés-de-galinha são as rugas que saem do canto lateral dos olhos, deixando a expressão do olhar pesada e marcada. Essas marcas aparecem devido ao desgaste das interconexões que ligam os músculos à derme.

Bolsas e Inchaço

As bolsas são um acúmulo de lipídeos que estimulam o afrouxamento dos tecidos cutâneos da pálpebra. O inchaço geralmente ocorre pela manhã ao acordar. São mini edemas e ocorrem porque, quando deitamos, todo o sistema do canal linfático funciona mais lentamente devido às pálpebras permanecerem imóveis por um longo período.

Cuidados Especiais com a Área dos Olhos

  • O melhor cuidado é a prevenção. A partir dos 25 anos de idade, pode-se começar a usar um produto para a área dos olhos. Além da hidratação, que é muito importante nessa região da face, produtos que contenham ativos como as vitaminas A, E e C estimulam a renovação celular e combatem os radicais livres.
  • Utilizar óculos escuros com proteção ultravioleta, que preservam as fibras colágenas e a textura da pele, mesmo quando começa o processo de envelhecimento. Além disso, sempre usar filtro solar na região.
  • Contorno dos olhos: De manhã, para pálpebras e laterais da fronte, prefira produtos em gel. Eles não têm gordura e atenuam a rugas. Já à noite, aplique hidratante de pálpebras.
  • Cuidados com a limpeza são essenciais. Deve-se sempre retirar toda a maquiagem antes de dormir, utilizando sabonete ou loção de limpeza e demaquilante adequados para área dos olhos.
  • Usar hidratante e cremes de tratamentos específicos para área dos olhos.

Tratamentos para Região dos Olhos

Botox

A toxina botulínica / botox pode ser empregada com ótimos resultados na suavização das rugas de expressão localizadas ao redor dos olhos.
A aplicação, feita em média de duas a três vezes por ano, depende da força do músculo. De um modo geral, após da terceira sessão o músculo enfraquece, ou seja, a região não fica mais tão marcada como era antes. Nos casos em que as rugas são mais aparentes, o preenchimento injetável tem resultado eficaz.

Peeling

Os peelings superficiais são os mais indicados para região dos olhos. Melhoram a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno que dá melhor firmeza à pele.

Laser Pearl

Fracionado, equipamento americano da empresa Cutera, que já está disponível e trata com excelência essas rugas. Feito em duas a três sessões, gera uma descamação leve a moderada por quatro dias, surgindo uma pele nova por baixo. O uso de laser ou luz pulsada é o método mais moderno para eliminar olheiras, pois a energia do laser é atraída pelo pigmento do vaso e acaba destruindo-o.

Drenagem Linfática

Pode ser feita manualmente por uma profissional especializada, sendo indicada para casos de retenção de líquidos na região abaixo dos olhos.

 

Comments

comments