Como cuidar das rachaduras nos pés

As rachaduras nos pés aparecem principalmente por conta da exposição frequente no ar seco, ventos, poluição e sujeiras.

No tempo seco os pés necessitam de cuidados especiais pelo fato de ficarem expostos diariamente às mais diversas condições. Rica em queratina, a pele dos pés é mais espessa e resistente, o que faz com que as células se renovem constantemente para se proteger de inúmeras agressões. Muitas vezes, essa renovação acaba formando calosidades ou gerando acúmulo de células mortas, principal causa das rachaduras que incomodam tantas mulheres.

Essas rachaduras nos pés, ou fissuras como são chamadas pelos dermatologistas, afetam somente a epiderme, ou seja, a primeira camada de pele, que é bem áspera. Entretanto, em alguns casos o ressecamento é extremo e pode atingir a derme, causando dor e sangramento. Aprenda a como cuidar as rachaduras nos pés:

Como cuidar

As rachaduras normalmente são um sinal de falta de hidratação, por isso, para tratá-las é essencial uma hidratação diária com produtos cosméticos ricos em ureia e silicone. Se sua pele formar muitas fissuras, o ideal é evitar usar chinelos e sapatos abertos, evitando assim a exposição dos pés e o ressecamento da pele.

É muito importante evitar o banho quente que retira o sebo protetor de sua pele, usar sabonetes com glicerina para lavar os pés e realizar a esfoliação nos pés úmidos para eliminar o acúmulo de células mortas e o mal cheiro, após a esfoliação aplique creme de hidratação específicos para os pés.

- Você pode deixar os pés de molho durante 10 minutos em água morna e acrescentar algumas gotas de óleos essenciais para manter a pele hidratada, retire os pés e passe a toalha eliminando a água, depois aplique óleo de amêndoas ou creme hidratante. A hidratação dos pés deve ser realizada com cremes á base de ureia, tratamento com parafina e processos de relaxamento com ervas aromáticas, saiba que a parafina clareia, regenera e hidrata a pele dos pés, a parafina deve ser aquecida e aplicada na pele como uma máscara até que esfrie, depois hidrate os pés.

- Você pode relaxar os pés com ervas aromáticas, coloque algumas folhas de hortelã, alecrim ou de manjericão no escalda pés e deixe seus pés descansando, faça massagens para ativar a circulação e promover o relaxamento, alguns produtos ajudam no relaxamento como: cânfora, eucalipto e óleos essenciais, os produtos para cuidar dos seus pés podem ser encontrados nas farmácias de manipulação e lojas de produtos cosméticos.

Para as rachaduras mais extremas, não dispense à consulta a um dermatologista.

Como evitar

Lavar bem os pés e secá-los corretamente após o banho é a dica para evitar que o problema se agrave ou que se formem frieiras ou micoses, outros fantasminhas que comumente afetam a região. Durante o banho,  lixe os pés suavemente uma vez por semana. Lixe vem pouco, só para retirar as células mortas e ao sair passe o creme hidratante indicado para os pés.

Outra sugestão simples e bem eficaz é aplicar a loção hidratante e envolver os pés em um plástico filme por cerca de 10 minutos. O filme ajuda a potencializar o resultado do creme e vai deixar os seus pés lisinhos e bem macios.

Mas, fique atenta! Obesidade,  hipertensão arterial, problemas vasculares e diabetes também podem causar rachaduras, portanto, se o problema persistir, consulte um dermatologista para diagnosticar o problema.

Uma dica especial é hidratar os pés antes de dormir e colocar papel celofane nos pés ou deixar eles dentro de sacos plásticos para potencializar o efeito do creme de hidratação, quando acordar lave os pés com água morna e perceba a maciez da pele, pequenos cuidados diários evitam o ressecamento da pele e as rachaduras.

Comments

comments