Cuidados com a tatuagem recente

Para quem acredita que fazer uma tatuagem não exige cuidados após a sessão, saiba que está enganado (a), pois é preciso que você tenha cuidados especiais para que ocorra uma cicatrização perfeita para não danificar o desenho. E para que você tenha uma tatuagem sem problemas do tipo, os tatuadores recomendam e até mesmo após a sessão recobrem a região da tatuagem com o filme de plástico, aquele conhecido plástico transparente para recobrir os alimentos.

É indicado que você faça a utilização deste plástico durante três dias após fazer a tatuagem, sendo que há outros tatuadores que recomendam a utilização do plástico por no máximo cinco horas, já que cobrindo a pele cria-se um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Assim, coloca-se o plástico sobre a tatuagem a noite para evitar o contato direto com o lençol nos dias seguintes, já que pode ocorrer o vazamento de linfa e consequentemente aderência na roupa ou no lençol.

Outro cuidado com a região tatuada é durante a lavagem, a qual deve ser realizada com um sabonete neutro, além de manter a região sempre limpa e aplicar a pomada indicada pelo tatuador. É válido ressaltar que a falta de assepsia pode resultar no aparecimento de uma camada na superfície da pele que pode comprometer a boa cicatrização.

Um item muito importante para o processo de cicatrização é a água, sendo que uma pele muito seca perde mais células e ter o processo de cicatrização mais lento, mas o excesso de água também pode prejudicar, isto é, pode amolecer a ‘casquinha’. Por este motivo, é indicado que você não deixe a tatuagem exposta ao sol, e ainda evitar de ir a praia, tomar banhos longos, ir a saunas, piscinas e nem mesmo esfregar a região com buchas ou sabonetes de forma agressiva.

A cicatrização de uma tatuagem pode tem a duração de até 60 dias, e durante todo este período é preciso que os cuidados necessários sejam tomados, como realizar a higienização da área e aplicar a pomada diariamente, sendo que o ideal é aplica-la 3 vezes ao dia.

No entanto, é interessante dizer que há pessoas que possuem alergia a pomada recomendada pelo tatuador, assim a região pode sofrer com o aparecimento de bolhas e até mesmo com o descolamento do desenho, e nestes casos é recomendado tomar muito cuidado para não remover pedaços da pele.

Assim logo deve ser suspendido o uso da pomada, deixando a tatuagem cicatrizar a seco. A pomada tem a função de fixar melhor o pigmento utilizado na tatuagem, e geralmente é constituída por ácido que auxilia na formação do tecido com rápida troca de células.

Algo que jamais deve ser feito durante a cicatrização da pele é remover a ‘casquinha’ que se forma, pois tão ação pode resultar no aparecimento de buracos nos desenhos, e ainda, jamais coce. A alimentação também deve ter um cuidado redobrado, isto é, deve-se evitar alimentos muito gordurosos, frutos do mar, carne de porco, pimentas e comida japonesa.

Comments

comments