Como prevenir o câncer de mama

O câncer é uma doença que se manifesta silenciosamente, por isso não podemos nos descuidar da nossa saúde. Trata-se de um dos tumores mais temidos pelas mulheres, pois afetam fisicamente, psicologicamente e sexualmente as mulheres. Quando descoberto na fase inicial ele tem cura, mas ainda é motivo de alerta, como sendo o que mais causa morte entre as mulheres.

Fazer o auto-exame regularmente é essencial para identificação de nódulos e alterações na mama. Nenhuma mulher está imune a este câncer, porém algumas estão mais propensas a contrair-lo, mulheres com casos de câncer de mama na família têm cerca de 80% de chance de desenvolverem a doença, nestes casos a mamografia deve ser feita a partir dos 25 anos de idade. O ideal é realizar este exame 1 ou 2 vezes por ano, para um diagnóstico precoce e eficaz da doença.

Relativamente raro entre mulheres com menos de 35 anos, acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Seus principais sintomas são: um caroço na mama e também na região das axilas, deformidade nas mamas, mudança de tamanho ou formato dos seios e secreções expelidas pelo mamilo.

Uma alimentação saudável, atividades físicas e evitar vícios como alcoolismo, tabagismo entre outros hábitos prejudiciais a saúde.
Faça o auto-exame antes do banho, em frente ao espelho. Fique atenta, confira o tamanho, posição, cor da pele, aréola e mamilo, qualquer mudança consulte um especialista. O próximo passo é durante o banho, deslize as mãos em movimentos circulares apalpando a mama, verificando possíveis caroços, secreções ou alterações de consistência.

O câncer de mama tem cura, mas deve ser diagnosticado ainda no inicio para evitar maiores lesões e a perda total da mama.
A retirada do tumor é feita através de uma mastectomia, onde pode ser feita a reconstrução do seio através de cirurgia plástica, que apresentam ótimos resultados.

Comments

comments