Como Cuidar da Pele Durante a Gravidez

Durante a gestação, a pele da mulher é mais suscetível a algumas alterações e irritações, devido a mudanças hormonais, vasculares e imunológicas que surgem durante a gravidez, e acabam provocando algumas mudanças muito visíveis em sua pele também pelo uso de produtos como os cosméticos, desodorantes e perfumes.

As estrias surgem devido ao rápido aumento da tensão e extensão do tecido da pele.

 Para prevenir o aparecimento de estrias, o melhor é manter um peso apropriado durante a gravidez, utilizar cremes hidratantes com vitaminas A e D. Existem tratamentos que após o período de amamentação podem ser muito eficazes contra as estrias.

Quanto à celulite, é recomendado fazer caminhadas, cuidar da alimentação ingerindo apenas alimentos saudáveis e tomar água em abundância.

Com a orientação de um médico você poderá realizar sessões de massoterapia, para melhorar a circulação.

Use Filtro Solar diariamente para prevenir as manchas, que ocorrem em média em 75% das grávidas, devido a elevação hormonal.

Algumas áreas da pele podem escurecer, como a fronte, nariz, axilas, face interna das coxas e períneo, assim como as cicatrizes. Sardas e sinais também podem sofrer escurecimento.
Durante a gravidez, é comum ocorrer um crescimento mais intenso dos cabelos, seios e pêlos do corpo.

No caso das estrias, o óleo de amêndoas ou outros óleos hidratantes não são eficientes para a prevenção, segundo especialista. Abuse de alimentos ricos em vitamina A e C, presentes em alimentos como a cenoura, beterraba, tomate, mamão papaya.

Na fase da gestação, algumas mulheres apresentam ressecamento na pele. Neste caso, a recomendação são os hidratantes específicos para elas.
Na gravidez a pele pode ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acnes por isso é importante lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e a noite. Por essa razão, é recomendável utilizar sabonetes neutros, o melhor é evitar banhos demorados e com água muito quente, dê preferência para a água morna.

Durma ao menos oito horas, esse período é recomendado para renovação e a nutrição da pele, além de deixá-la mais disposta e bem humorada para as atividades diárias.
Por: Priscila Gomes

Comments

comments