Como Cuidar Dos Cabelos Cacheados

woman with beautiful long curly hairs

Como todos os tipos de cabelos, os cacheados precisam de cuidados especiais para estar sempre bonitos. Uma das necessidades desse tipo de fios, por serem delicados e finos, é hidratação frequente.

É indicado usar o creme para pentear, que ajuda a selar os fios, repelir a umidade do ar, eliminar o frizz e manter a hidratação. Após lavar, penteie o cabelo com um pente tipo “garfo”, pente de dentes largos ou com os dedos. Mas também vite cremes em excesso. O cabelo cacheado já tem tendência a ser oleoso, por isso o ideal é aplicar os cremes somente no comprimento e nas pontas

Considerando que o cabelo cacheado absorve tudo mais facilmente, inclusive danos causados por tinturas, prefira usar a coloração semipermanente. Esse tipo de produto insere a cor apenas na superfície dos fios, sem praticamente alterar sua estrutura.

- Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade. Lave o cabelo com água morna, mas não mais puxada para o quente.

- Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

- Chapinha e babyliss são vilões para os cabelos cacheados. Prefira usar os próprios dedos para modelar os cachos, enquanto ainda estão úmidos e hidratados. O melhor método para deixar os cabelos cacheados sem volume, além da hidratação, é usar produtos sem enxágue ou leave-in.

- Desembarace-os cuidadosamente iniciando sempre das pontas até a raiz

- Balançar a cabeça para baixo e amassar as mechas são alternativas que funcionam bem. Assim, os fios ficarão soltos e bonitos. Para os dias mais frios, o secador está liberado, mas apenas com o difusor.

- Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado  ?

Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil. Você também pode optar por presilhas – fica mais fácil de soltar depois.  A solução também é nunca amarrar o cabelo molhado e quando for necessário, optar por elásticos que são envolvidos com pano. Além de ficar mais fácil para soltar depois, o cabelo não perderá todo o movimento e viscosidade.

Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades, este sendo o jeito certo basta saber se vai agradar ao seu gosto.

Comments

comments