Como Cuidar Dos Cabelos

hair-loss

Cuidar dos próprios cabelos não requer muita dificuldade. É fato que existem diversos tipos como pontas secas, raiz oleosa, frizz, muito volume (ou nenhum volume),crespo e etc. Mas é muito fácil entender qual é o seu tipo de cabelo e quais são os cuidados básicos que ele requer, e cada tipo de cabelo necessita um cuidado especial para que a vitalidade permaneça e o brilho não desapareça.

Muito importante que você higienize escovas e pentes uma vez por mês. Deixe-os de molho em água quente por 15 minutos. Lave com sabonete líquido neutro e ponha para secar ao sol.

  • Cabelos desbotados devem receber produtos que contenham vitamina E.
  • Prefira usar uma toalha de microfibra para secar o cabelo. Ela diminui o frizz e absorve melhor a água (amasse, mas não esfregue!).
  •  Não frite seu cabelo! Passar a chapinha só três vezes em cada mecha já dá o resultado esperado e não prejudica a saúde dos fios.
  • Quando passar a chapinha nas pontas, vire o aparelho para dentro. Isso garante que o cabelo não fique com aquele acabamento espetado e tenha um balanço natural. Dome fios lisos e rebeldes com reconstrução capilar a cada 15 dias, feita no salão. Boné e chapéu protegem os fios do sol, mas devem ser usados com cautela porque abafam o couro cabeludo.

Lave o cabelo pela manhã! Segundo a terapeuta capilar Patrícia Maciel, o couro cabeludo, assim como o resto do nosso corpo, sua mais durante a noite. Por isso, a lavagem do cabelo deve ser feita ao acordar, para limpar todas as toxinas e sujeiras que foram expulsas de nosso corpo com o suor noturno.

Cabelos Crespos: Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pont’s e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado.

Cabelos Oleosos: Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente. Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótima opção para aplacar o óleo. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça, passar as mãos nos cabelos depois de secos ,são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.

 Cabelos secos e muito ressecados: Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes de boa qualidade sempre, duas vezes por semana é fundamental, ajudam no tratamento dos fios danificados. Evite calor ,secador, chapinha e outros durante o tratamento de recuperação.

Cabelos cacheados: Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem. De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é superimportante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in sempre apos a lavar os cabelos, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. ‘Prefira secá-los ao natural ou com difusor usando o ultimo jato frio para soltar o brilho, que não tira o efeito natural.

Cabelos relaxados e alisados : Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados super especiais. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.

Cabelos mistos: Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e use condicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto ‘triângulo’. Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco, que disfarça a oleosidade.

Cabelos tingidos: Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas profissionais de boa qualidade fazem bem aos cabelos. Elas tratam e dão brilho. O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar.

Dica: Pegue um fio e puxe. Se ele esticar como se fosse um elástico, está na hora de fazer uma cauterização.

 

Comments

comments