Como Cuidar de Mega Hair

Num mundo onde a beleza lidera o ranking dos critérios de aceitação nos grupos sociais, ter cabelos longos e sedosos é tão importante quanto ter um corpo perfeito, o que para algumas torna-se quase uma obrigação. E como nem sempre o cabelo cresce no ritmo desejado, muitas estão optando por alongar os fios artificialmente com o mega hair. No entanto, o resultado nem sempre atende aos anseios da mulher e a cabeleireira especialista na colocação dos apliques, Flávia Rosa Reis, explica o porquê.

“A colocação do mega tem que ser muito detalhista. O cabeleireiro tem que prestar atenção a tudo. Desde a escolha do cabelo até o método utilizado para a colocação, tudo tem que ser muito bem definido para que o resultado seja positivo”, explica. O cabelo comprado tem que ser compatível com o cabelo natural para não dar um aspecto artificial ao alongamento. Além disso, é preciso igualar a cor dos fios depois de aplicados.

Além disso, existem alguns cuidados especiais que devem ser levados em consideração depois que os fios são aplicados, para evitar a aparição de mofo e fungos e também garantir a saúde dos fios na hora da retirada.

Apesar de danificar um pouco os fios o cabelo natural continua saudável se tomadas as devidas precauções. Antes de colocar o mega, o profissional de cabelos faz uma avaliação dos fios naturais. Se estiver em processo de queda por química ou por qualquer outra razão, não é aconselhável o uso do aplique.

Após o aplique é importante cuidar dos fios. O cabeleireiro Leonardo da Cruz Reis explica que os cabelos devem ser tratados basicamente da mesma forma de antes, no entanto, é preciso utilizar um xampu higienizador antibactericida no couro cabeludo. “O xampu normal deve ser sem sal e na hora de lavar o cabelo não pode ser de qualquer forma. É necessário massagear o couro cabeludo delicadamente para não embaraçar os fios na hora de pentear.”

Depois de lavar e passar o condicionador nos fios, é preciso desembaraçá-los delicadamente e jamais usar pente ou escova no couro cabeludo. Flávia acrescenta ainda outro cuidado na hora de pentear. “Tem que separar as mechas porque nascem fios novos todos os dias. Os fios crescem de um a dois centímetros por mês, dependendo da genética de cada um. Se não separar, esses fios enrolam na base onde foi fixado o fio e é muito difícil de desembolar depois”, orienta.

Segundo Leonardo, a ideia de que os fios vão crescer mais rápido com o uso do mega hair não é verdadeira. “O crescimento do cabelo é orgânico, depende do caráter hereditário e dos hábitos de cada um. Com uma alimentação boa e hábitos saudáveis, o cabelo tende a crescer mais. O mega não tem qualquer influência nisso”, declara.

O mega hair

Mega hair é um método de alongamento de cabelos no qual pequenos tufos de fios de cabelo humano são fixados perto do couro cabeludo em várias camadas para dar um acabamento natural. O tempo de duração varia de acordo com o método escolhido e é recomendável que se faça um acompanhamento a cada três meses.

No salão são usados dois tipo de aplicação: a cola, mais tradicional, e o microlink, que é uma novidade menos agressiva aos fios. “O microlink são pequenas argolas de metal colocadas no cabelo artificial e também no natural, através de uma linha bem fina. Ele não pega no couro cabeludo e, por isso, agride menos os fios.” Esse método é usado, principalmente, nos cabelos mais volumosos.

Para dar um acabamento mais natural, tem que haver cerca de 15 centímetros de cabelo no alto da cabeça. “Todos os métodos de mega hair tiram a linha da compensação, ou seja, os fios são aplicados um a dois centímetros das partes lateral, frontal e inferior da cabeça para que o acabamento não seja percebido quando a pessoa faz algum penteado.”

Nem só para alongar serve o mega hair, ele pode ser usado para dar mais volume aos cabelos muito finos e ralos. “Nesse caso, será usado o método de cola, porque as argolas do microlink ficariam muito aparentes, já que o cabelo é muito fino”, diz. Flávia alerta para o risco de ficar muito tempo com o mega sem fazer manutenção, em especial, quando se usa a cola.

“Depois de muito tempo,o cabelo pode ficar mais ralo e com muitas pontas duplas, o que atrapalha não só o resultado do mega como também o crescimento dos fios naturais.” Faz parte da manutenção aparar os fios de tempos em tempos para evitar pontas duplas.

O método microlink garante cabelos naturais em perfeitas condições após muito tempo de uso, se tomados os devidos cuidados. Já o método da cola danifica mais o cabelo, mas não é irreversível. Todos os danos podem ser solucionados com o tratamento adequado.

Pesquisas garantem que qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar do alongamento por mega hair, mas destacam que o cabelo crespo requer mais cuidado porque é mais frágil e menos resistente do que o liso e, para aplicar, os fios devem estar bem relaxados, com a raiz baixa. Além disso, é aconselhável que toda pessoa que faz uso desse tipo de alongamento lave o cabelo no salão pelo menos a cada 15 dias para garantir a lavagem adequada.Em casa, a posição não favorece a massagem correta no couro cabeludo.

Por: Priscila Gomes

Comments

comments