Como cuidar dos moveis de madeira

Seja uma mesa de madeira natural, uma mesa simples, um roupeiro elegante, uma mesa de jantar ou uma mesa de café moderna, móveis de madeira é um clássico em todas as casas do mundo.

Para quem habitualmente limpa a sua casa, sabe como é difícil mantê-la limpa e cuidada. Uma das dificuldades, poderá estar na limpeza e manutenção dos seus móveis. E a madeira tem uma vida muito nobre e de longo prazo, mas requer alguns cuidados. A umidade, poeira, luz e excesso (ou falta dela) são os piores inimigos de qualquer peça de mobiliário.

Como tirar riscos da madeira:

Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa húmida ou seca, dando de seguida um pouco de cera para polir, com um pano macio, para recuperar o brilho inicial.

Para riscos profundos, pode usar várias camadas de verniz transparente até preencher a zona danificada. Poderá ser necessário tratar toda a superfície caso exista uma grande quantidade de riscos ou a se a sua profundidade for grande.

Para os arranhões mais perceptíveis pode-se usar pomada para os sapatos em uma cor o mais próximo possível ao padrão do móvel. Pomadas para calçados que vêm em frascos com o aplicador são ótimas para cobrir os riscos, como os causados por canetas.

Como polir um móvel para lhe dar um brilho intenso ou reavivar cores perdidas:

- Para um perfeito polimento, terá que usar vários produtos à base de álcool ou goma-laca. Apesar destes produtos apresentarem um grande brilho, têm a desvantagem de não resistir convenientemente à humidade e ao calor. No centro de um tecido branco, coloque um algodão para polimento. Coloque produto de polir no algodão e embrulhe-o no pano. Depois pressione o pano contra a madeira para sair o produto em excesso. No outro lado do pano, deite algumas gotas de óleo de linhaça e esfregue a superfície de madeira com movimentos em forma de 8. Se vir que o produto de polir está a subir no pano, aumente a pressão, juntando mais liquido caso seja necessário.

Deixe secar, cerca de seis horas e forme um novo conjunto com uma camada dupla de tecido. Agora coloque-lhe álcool e esfregue com suavidade no sentido dos veios da madeira.

Como apagar os vestígios de madeira queimada:

Primeiro raspe os vestígios de queimadura com uma lâmina de barbear. Depois passe uma lixa de grão muito fino, terminando com uma camada de acabamento (verniz, cera, goma-laca).

Como remover fungos e vermes de um mobiliário:

Mergulhe cada pé do móvel num recipiente com insecticida. Por capilaridade, o produto vai espalhar-se por todo o móvel. Se necessário, pode acrescentar mais produto. Para um tratamento mais eficaz pode envolver todo o móvel com uma cobertura de plástico. Pode ainda optar por outro tipo de tratamento, mais rápido, que consiste em espalhar o produto insecticida e fungicida com uma escova. As superfícies mais pequenas podem ser vaporizadas com ajuda de um pequeno tubo fixado num aerossol, directamente nos buracos, ou através de uma seringa.

Dicas de conservação básicas:

  • Para garantir a conservação dos móveis é bom apertar seus parafusos com alguma regularidade e protegê-los do sol e da chuva.  A menos que você esteja buscando uma aparência de velho, móveis de madeira precisam estar protegidos do sol para não descolorir.
  • Ao preparar uma refeição ou usar toalhas individuais, para proteger a mesa de madeira, especialmente se você servir refeições quentes, coloque os pratos quentes sobre um descanso de madeira, silicone ou metal.
  • Móveis de madeira devem receber polimento a cada semana, o que irá garantir um bom acabamento e proteção contra danos e fazê-los parecer sempre novos. Tenha cuidado, entretanto, com produtos baratos, ou qualquer polidor que contém silicone ou álcool.

O álcool pode causar danos permanentes em superfícies de madeira, como limpadores de amônia. Você pode fazer um excelente produto em casa pela combinação de uma parte de suco de limão e três partes de azeite.

  • A limpeza regular dos móveis é importante. Use um sabão neutro, como uma diluição de água como agente de limpeza essencial para sua mobília de madeira.

Agora você está pronto para cuidar dos seus móveis de madeira. Não desanime se você não consegue fazer um arranhão desaparecer completamente. Sinais de uso podem adicionar certo charme a um pedaço de madeira e são geralmente imperceptíveís.

Então, se você quiser manter sua mobília de madeira como nova por anos e anos leve em consideração estas dicas simples. Um dos pontos fortes de móveis de madeira é que um simples toque pode restaurar sua aparência original.

Comments

comments