Como aliviar a dor de joanete

Joanete é a inflamação da articulação do dedão com o pé em função de uma alteração do alinhamento ósseo devido ao trauma excessivo direto e a pressão repetitiva do uso de sapatos com bicos mais finos ou apertados. Esta pressão acaba originando uma bolsa de líquido na região, podendo causar o pinçamento do nervo do dedão, resultando em dor e adormecimento.

O tratamento conservador através da aplicação de gelo, ultra-som e mobilização articular deve ser a primeira alternativa antes de uma cirurgia, tendo como objetivo principal diminuir a dor e a inflamação, além do alinhamento das articulações do seu pé. Não podemos esquecer também de um fortalecimento muscular desta região e muito alongamento.

Uma dica fundamental é comprar um tênis ou um sapato adequado ao seu pé, oferecendo espaço suficiente para os dedos e que obedeça as características biomecânicas do seu pé.

Não existem ainda tênis específicos para o problema, mas você poderia tentar usar “band aids” de silicones importados que poderiam, quem sabe amenizar seu problema.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos indica alternativa para aliviar a dor com facilidade:

- Escolha sapatos confortáveis e que se encaixam perfeitamente nos seus pés

- Use sapatos que tenham sola macia e que nao aperte os dedos

- Não use saltos muito altos

- Não sapatos muito apertados e pontudos

- Proteja o joanete com uma almofadinha acolchoada, produto vendido em casas especializadas

Comments

comments