Como cuidar de peixes

peixes

Aprenda como cuidar de Peixes Ornamentais


Muitas pessoas deixam de ter um aquário pensando que dá muito trabalho cuidar de peixes ornamentais, mas quem tem ou teve garante que isso é um engano, pois a manutenção que o aquário precisa é pouca. Seja um aquário pequeno ou grande, com ou sem oxigenação o trabalho que ele proporciona ao proprietário é pouco, sendo necessário fazer a limpeza poucas vezes durante o ano.

 

Existem várias lojas que disponibilizam peixes ornamentais para aquários, são os mais variados tipos, de água doce ou salgada, todos são lindos. Os mais comuns são os de água doce, pois quando necessário fazer a troca de água, os proprietários encontram mais facilidade em encontrar.

O importante é quando escolher um peixe, faça um bom estudo sobre a espécie, tenha todas as informações, como ,por exemplo, a temperatura ideal da água, o espaço que é necessário para ter a espécie, tipo de comida e quantidade, pois conforme a espécie, os cuidados mudam.

Outra boa dica, é escolher o melhor lugar para o aquário, evite lugares como janelas ou portas, esses lugares podem permitir que os raios de sol bata diretamente no aquário, e isso é prejudicial ao peixe, além do mais como nestes lugares é muito comum a corrente de ar, ela pode alterar bruscamente a temperatura da água.

De preferência a aquários grandes, quanto maior for, melhor, pois o tamanho irá implicar na limpeza do aquário, quanto maior for, menos freqüente ela é necessária. Além do mais, aquários maiores permitem a criação de diversos tipos de peixe, deixando o aquário mais bonito ainda.

É importante cuidar da temperatura da água, ela é muito importante para o peixe, a alteração freqüente da temperatura pode matar o peixe, já que eles são muito sensíveis. Em muitos casos, as pessoas reclamam que os peixes comprados recentemente morrem, na maioria das vezes, o problema é o choque térmico, por isso é importante fazer o procedimento indicado pelo vendedor, colocar o saquinho com o peixe dentro de aquário para que a temperatura da água se iguale, isso leva em média 20 minutos, após esse processo, ai sim pode colocar o peixe no aquário.

Quanto a alimentação, é preciso tomar certo cuidado quanto a qualidade e quantidade de ração. Escolha uma ração boa, que atenda todas as necessidades do animal, além disso, informe-se quanto a quantidade necessária para o animal, pois, ração em excesso só deixará a água suja, desta forma sendo necessário fazer a limpeza do aquário antes do previsto.

A água para o aquário deve ser tratada, existem vários tipos de produtos que deixam a água da torneira ideal para a criação de peixes, por isso é importante conversar com o vendedor e pedir dicas sobre o melhor e mais indicado produto no seu caso.

Quando for por mais de uma espécie, é importante tomar cuidado quanto as espécies, algumas podem não viver vem com outros tipos de peixe, nesses casos o nível de estresse do peixe sobe, chegando ao pondo de matar o animal.

Seguindo essas dicas você terá seu peixe por muito tempo, podendo aproveitar o máximo da beleza e paz que esses animais proporcionam aos seus donos.

 

 

Comments

comments