Como Cuidar de Pássaros

A manutenção do criadouro deve ser feita de uma maneira cuidadosa e organizada. Nos primeiros dias você tem um pouco de trabalho, mas, com a prática, tudo ficará mais fácil e rápido.

Alimentação: além sementes, frutas, rações adicione na alimentação verduras e papas. Deve ser feita de preferência na parte da manhã. Cada espécie tem uma alimentação específica. Antes de  escolher consulte um especialista.  Nos primeiros dias ofereça o alimento através das grades, sempre com calma e paciência.

A água deve ser trocada todos os dias, pois  água parada muito tempo num bebedouro fica suja e permite o aparecimento de germes e fungos que fazem mal à saúde dos pássaros.

Coloque banheiras duas ou três vezes por semana e se possível retire-as logo após o banho para que as aves não bebam água suja. Na época da reprodução será necessário colocar as banheiras no lugar todos os dias, porque as fêmeas necessitam tomar banho para umedecer os ovos.

Os criadouros para pássaros são conhecidos como gaiolas e viveiros. A escolha entre os dois depende do espaço disponível, no viveiro é possível reproduzir a maioria das espécies, caso você seja um admirador e apenas quer ouvir o canto e curtir a beleza da espécie o indicado é a gaiola. A manutenção do criadouro deve ser feita de uma maneira cuidadosa e organizada. Nos primeiros dias você tem um pouco de trabalho, mas, com a prática, tudo ficará mais fácil e rápido.

Comedouros: quando utilizados para alimentos secos devem ser lavados periodicamente porque podem acumular poeira e restos de sementes e rações, assim ocorre a formação de bolor. Os comedouros utilizados para colocar frutas, têm de ser lavados todas as vezes que o alimento for trocado.

Bebedouros: tenha muito cuidado, pois a água pode ser uma fonte muito perigosa de doenças e por isso a limpeza dos bebedouros deve ser feita diariamente. Limpe utilizando uma escova passando por todos os cantos dos bebedouros e lave-os sob água corrente.

Por: Priscila Gomes

Comments

comments