Como cuidar de maritaca

maritaca

pássaro maritaca é originário das regiões onde o cerrado é predominante, comumente é possível encontrar essa aves que fazem parte da família  dos psitacídeos nos estados do Piauí, Alagoas, Pernambuco, Moto Grosso do Sul, Goiás e até mesmo em outros países, como por exemplo, no Paraguai.

Seu habita natural são as matas altas e ciliares e também os pinheirais, mas atualmente muitos habitantes das grandes cidades têm adquirido o pássaro para tê-lo como um animal de estimação, criando-os fora do seu local de origem.

Trata-se de uma das aves que mais sofrem com o tráfico ilegal de animais, portanto, o futuro dono deve obter um exemplar apenas de um local autorizado.

  • As maritacas não possuem o sexo visível a olho nu;
  • Esses animais costumam ser vistos em bando;
  • Um adulto chega a pesar cerca de 250 gramas;
  • O acasalamento das maritacas acontece entre os meses de agosto a janeiro;
  • Costumam dar de três a cinco ovos.

De acordo com biólogos que estudam esse tipo de espécies a alimentação das maritacas deve conter frutas como: abóbora, banana, mamão e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

Cuide bem da sua maritaca

Como qualquer outro animal o pássaro maritaca não é muito adepto de viver preso em gaiola, porém a maioria dos donos costumam deixá-los assim para evitar que vão embora, mas cuidado dê uma certa liberdade ao seu bicho de estimação.

Crie-o em uma área verde onde ele possa reconhecer, pelo menos, um pouco do seu habitat e faça o possível para que a ave acostume com o ambiente se sinta livre para voar e voltar ao lar.

Não se esqueça de dar água, a ingestão de líquido é muito importante, deixe em algum local pré-definido um pote onde ao sentir cede a maritaca possa se satisfazer.

Diferença entre papagaio e maritaca

Eles são bem diferentes apesar de muitos ainda confundirem e achar que são o mesmo pássaro.
Maritacas são menores e geralmente possuem o bico em tons claros, branco, marfim, chocolate. Já os Papagaios são maiores e possuem o bico em tons mais escuros cinza e preto. Mas isso não é regra.

Maritacas podem aprender a falar, mas não todas assim como os papagaios.
Porém não seria legal misturar espécies tão diferentes e de tamanhos tão desproporcionais, a menor desavença pode acabar em morte.

Comments

comments