Como Cuidar de Filhotes de Gatos

Você acabou de adquirir um gatinho lindo, e para que vocês tenham uma ótima relação é importante que você saiba quais as necessidades e cuidados que o seu gato vai exigir nos primeiros meses de vida.

Gatos são super seletivos, portanto escolha uma única ração, mude aos poucos de acordo com a idade e a recomendação do seu veterinário. Lembre-se filhotes deverão comer ração para filhotes até 1 ano de vida. Todo filhote precisa de cálcio para crescer forte e saudável, por isso alimente-o bem, verifique se a ração tem o mesmo na composição. O ideal é que ele tenha 3 refeições diárias enquanto filhote e 2 quando adulto.

Deixe sempre água fresca disponível para o seu gato, e troque regularmente. A liteira é bandeja a bandeja sanitária do seu gato, e deve ser deixada em um local confortável para que ele entenda que aquele é o seu banheiro. Limpe-a 1 ou  2 vezes por dia.

Compre uma coleira confortável, e arranhadores para que o animal gaste suas unhas em um local específico.

Um dos principais cuidados que se deve tomar é não deixar faltar nenhuma vacina, para que ele não venha contrair nenhuma doença, neste caso é melhor prevenir. A vacina contra raiva pode ser aplicada a partir dos quatro meses de idade. Cuidados especiais: Sarnas, pulgas e carrapatos devem ser evitados, mas ambos têm solução, seu veterinário deverá indicar o melhor remédio.

Quanto ao banho não é necessário dar banho com tanta freqüência, pois os gatos não suam e por isso não ficam mal cheirosos. No banho a água deve ser morna, e use produtos neutros, próprios para os mesmos.

Os filhotes precisam aprender desde sempre seus limites e a respeitar seu dono, por isso ensine-o desde pequeno. Repreenda-o quando errado e agrade-o quando obedecer, assim ele irá repetir a ação, eduque com firmeza, mas sempre com carinho.

Os vermes são os grandes vilões dos gatos, principalmente dos filhotes por isso faça uma vermifugação para assegurar a saúde de seu filhote. Quando adulto é importante vermifugar a cada 6 meses.

Lembre-se um animal bem cuidado terá uma vida boa e feliz, cuide e nunca o abandone ele depende de você!

Por: Priscila Gomes

Comments

comments