Como cuidar da caixa de areia do seu gato

O gato um animal que se incomoda com lugares sujos e mal cheirosos, além de ter o hábito de se banhar todos os dias. O banho do gato, como todos sabem, é dado por ele mesmo, através de sua língua áspera que funciona como uma bucha. Ele lambe seu corpo, suas patas, entre os dedos e os órgãos genitais, sempre com o intuito de limpeza. Ao fazer suas necessidades o gato necessita de um lugar específico, limpo e adequado, caso contrário ele pode fazer onde não deve ou mesmo sofrer constipação intestinal por não estar satisfeito com o local oferecido.

O ideal para gatos domésticos são as caixinhas de areia. Elas são recipientes baixos contendo geralmente argila em flocos. É incrível o fato de que quando elas estão à disposição para o gato, não é necessário que seja ensinado a ele onde fazer, por instinto é o local para onde ele se direciona quando deseja se aliviar.

Os gatos, como os seres humanos, apreciam utilizar um banheiro limpo e bem cuidado. Por isso, é interessante ficar de olho em algumas dicas que poderão ajudar na hora de administrar a caixa de areia do seu felino.

  • Quantidade de caixas: Não é recomendável que cada gato tenha apenas uma caixa de areia. Ao invés disso, para cada gato, você deve ter, no mínimo, duas caixas de areia.

Limpeza: a limpeza da caixa de areia deve ser feita diariamente com produtos que não deixem cheiro forte. Se a caixinha de areia estiver mal cuidada, é possível que seu gato não queira utilizá-la e poderá fazer suas necessidades em locais considerados inapropriados ou, ainda, ele pode “segurar” sua vontade de ir ao banheiro e isso é altamente prejudicial à saúde do bichano.

Local da caixa de areia: Nunca deixe a caixa de areia perto das tigelas de comida e bebida de seu gato. Como já foi dito, eles são como nós – e quem iria querer comer no banheiro? As caixas de areia não precisam ficar apenas no chão. Experimente deixá-las em algum outro lugar para descobrir onde seu gato se sente mais à vontade para fazer as suas necessidades. Apenas se lembre de deixar o banheiro do seu gatinho sobre uma superfície firme e sem acidentes.

Tipo de areia: No mercado existem inúmeros tipos e marcas de areia para gatos. Em cada caixa, coloque um tipo de areia e observe para verificar em que tipo seu gato se adapta melhor.

Com essas dicas, seu gatinho não terá problemas na hora de ir ao banheiro.

Comments

comments