Como Cuidar de um Yorkshire

De origem escocesa esta raça se caracteriza pela facilidade de apego aos donos e fácil aceitação a ambientes pequenos. É uma ótima companhia e é o cachorro preferido das ‘’dondocas’’.  Apesar de pequeno ele pode ser um cão ativo e independente. Seu peso varia entre 3 e 4 quilos, e chega a medir 20cm de altura. Sua pelagem é fina, lisa e longa. É muito amável e tem um comportamento carinhoso e doce.

Escove os pêlos uma vez por dia ou intercalando um dia sim e outro não. A partir dos 3 meses e meio de idade ele já pode tomar um banho quinzenal, até os 6 meses a partir dessa data o banho deve ser regular e semanal. Antes do banho desembarace os pêlos com os dedos e depois com a escova, sempre com cuidado para não machucá-lo. Lave-o com água morna e após o banho escove os pêlos novamente.

Cuide dos dentes e lave-os ao menos uma vez por semana. Corte as unhas regularmente, mas cuidado para que não chegue ao sabugo. A partir do primeiro ano de idade o cão já pode comer ração para adulto.

Sua pelagem de cor azul-aço escuro, mas na medida em que ele cresce a pelagem começa a tomar tonalidade.

Por ser um cão muito dócil seu principal requisito para adaptação é o carinho e cuidado. Lembre-se de cuidar bem do seu York.

Comments

comments