Como cuidar de um Hamster

Não precisa ser muito espero para saber que os hamsters são animais super delicados e que precisam de uma boa dedicação e cuidados por parte de seu dono. São pequenos e fofinhos, mas isso não significa que não precisam estar em um ambiente pequeno com pouca água e pouca comida, muito pelo contrário, o hamster necessita de um ambiente grande e propício para fazer exercícios, com uma rodinha para correr e caminhar toda madrugada, água, serragem e ração contendo diferentes tipos de grãos, além de oferecer uma vez ou outra frutas e alimentos duros. Por este motivo, se você está prestes a comprar ou a ganhar um hamster comece a procurar o melhor lugar para ele ficar, sendo que se você está pensando comprar uma gaiola pequena, mude seu conceito, pois quanto maior é o espaço, mais feliz viverá o seu hamster.

No entanto, se você não está bem financeiramente neste momento, procure deixar para ter seu hamster quando a situação melhor e assim compre uma gaiola completa, mas se você tem em sua casa um aquário disponível e sem uso, deixe seu pequeno bichinho de estimação no aquário. Mas antes de colocá-lo em sua nova moradia, procure adaptá-la com rodinha, bebedoiro, pote de alimentação, serragem, casinha e se possível, procure elaborar alguns andares para que ele tenha mais espaço.

Todos sabem que as fezes e urina de roedores possuem um odor forte, por este motivo é indicado que você limpe a cada semana a gaiola de seu hamster, trocando toda a serragem, lavando a rodinha (há ratos que fazem suas necessidades enquanto caminham ou correm), e se for possível retirá-lo da gaiola, procure passar álcool nela para desinfectar e espere até que o álcool evapore totalmente, pois o cheiro do mesmo pode fazer mal ao bichinho. Há hamsters que são ‘ducadinhos’ e fazem com que uma determinada região da gaiola se transforme em seu banheiro particular, assim caso o seu hamster seja um destes, você pode optar pode limpar a gaiola removendo apenas a região utilizada como banheiro e completando com nova serragem. Desta forma, você poderá ampliar o tempo de troca de toda a serragem de uma para duas semanas, passando disso você começará a sentir mal cheiro.

  • Os hamters são animais dóceis e brincalhões, gostam de correr muito, no entanto, possuem certo medo quando chegam a sua nova moradia, assim como qualquer outro animal de estimação. Porém, os hamsters podem demorar mais tempo para se acostumar com a movimentação da casa, com você e com o novo ambiente, por isso, não fique tentando pegá-lo a todo o momento, se correr e gritar, respeite-o. Caso você fique fazendo isso sempre, seu novo animal de estimação poderá viver sempre com medo e toda vez que se sentir ameaçado poderá de te morder.

Estes pequenos animais de estimação infelizmente vivem poucos anos, sendo que a vida média de um hamster pode chegar a no máximo dois anos e meio, mas geralmente não passam de dois. É por este e outros motivos que você deve cuidar dele muito bem, pois como viverá pouco é preciso que você ofereça a ele tudo do bom e do melhor. Tenha paciência se seu hamster não quiser ter contato com você, ou seja, não pense que comprando-o no Pet Shop você logo poderá colocá-lo na mão, brincar e interagir com o animal.

Tome cuidado com outros animais de estimação e com crianças pequenas, pois qualquer ação para com o pequenino animal poderá machucá-lo, assim não deixe-o chegar perto de seu gato e cachorro, e evite deixar que crianças o peguem, elas não tem noção de força e isso pode machucar o animalzinho. Para os dias mais frios, procure oferecer a ele pedaços de panos e linhas para aquecê-lo, sendo que você pode fazer uma ‘caminha’ com tais matérias, já que posteriormente ele mesmo fará seu ninho como deve ser.

Comments

comments