Como cuidar de Porquinho da índia

Os Porquinhos da Índia são roedores de origem sul-americana muito famosos pela boa adaptação como animais domésticos. Da família dos caviídeos eles vivem de quatro a oito anos sendo que podem reproduzir-se com grande frequência.

Uma das coisas que torna a escolha de um porquinho da índia como animal de estimação ainda mais acertada é o fato de eles serem vivazes e dóceis. Suas mordidas são muito raras e seus comportamento menos inquieto do que o dos hamsters faz deles companheiros perfeitos.

Quando maduros possuem rígidos padrões de comportamentos ou hábitos, portanto qualquer mudança na dieta (sabor, odor, textura ou forma), água, comedouros ou bebedouros, podem fazer com que os animais parem de comer ou beber. Possuem muitas glândulas sebáceas localizadas na região genital e posterior de seu corpo, as quais são frequentemente utilizadas para a demarcação de territórios, por meio de compressão das mesmas sobre as superfícies.

Cuidados:

Quanto aos cuidados o primeiro é com a alimentação. Os porquinhos da índia são alimentados com ração especial enriquecida com vitamina C, já que eles possuem deficiência dessa vitamina. Também comem feno ou capim, legumes e frutas. Evite dar alface já que causa desarranjos intestinais nesses animais.

O porquinho-da-índia pode até morrer caso falte vitamina C no organismo. A vitamina deve ser colocada diariamente na água do bicho.

  • Quanto ao alojamento eles só precisam de um local bem seco e que receba luz dosol direta durante uma boa parte do dia. É necessário um espaço onde possam organizar a sua rotina diária com passeios e brincadeiras além da higiene própria. Procure também uma casinha onde eles possam se abrigar do frio.

No tocante a higiene é preciso limpar a gaiola pelo menos uma vez por semana, dependendo da forma como ela estiver forrada. Se for com jornal o ideal é limpar todos os dias. Os granulados absorvem a urina e mantêm o ambiente limpo por mais tempo. Os porquinhos da índia são autolimpantes, portanto, os banhos não são obrigatórios.

  • Dentro da gaiola, é interessante que tenha balanços e acessórios para que ele brinque diariamente, além do espaço para ele fazer as suas necessidades.
  • Quanto a banhos, eles não são obrigatórios, pois os próprios porquinhos já sem limpam.
  • Dentro da gaiola, é interessante que tenha balanços e acessórios para que ele brinque diariamente, além do espaço para ele fazer as suas necessidades.

Uma dica importante, é que sempre os bebedouros devem ser vistoriados quanto a defeitos na válvula, evitando-se assim que os animais fiquem sem água por um longo período durante o dia, também devem ser limpos e escovados periodicamente

Reprodução:

O período de gestação é de 59 a 72 dias sendo que ao nascer os filhotes costumam medir 7,60 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas e quando adultos os machos costumam medir 15 cm e as fêmeas 12 cm de comprimento. O tamanho é ideal para casas com crianças pequenas já que é mais fácil de cuidar.

Tanto os machos quanto as fêmeas, possuem um par de mamilos inguinais. As fêmeas amamentam ninhadas de três, quatro ou mais filhotes.

Comments

comments