Como Cuidar e acabar com a sarna dos cães

A sarna é uma doença de animais doméstico, também conhecida como escabiose que é uma doença no homem, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Existe mais de um tipo de sarna, que é preciso de um tratamento rápido, há também a demodecicose, sarna negra, folicular, vermelha e também a lepra canina que é uma das mais graves.

A sarna é caracterizada por uma coceira intensa, o ácaro pode viver nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, por isso é importante ter um tratamento adequado, pois ela pode se espalhar pelo organismo levando até a morte.

O cão precisa estar bem alimentado, com uma boa resistência para contribuir no tratamento. Para iniciar o tratamento é importante raspar os lugares onde há lesões ou escamações. Em muitos casos a doença é visível, por outro lado pode ser confundida por alguma alergia ou dermatite.

Nesse caso é indicado procurar um especialista, um médico veterinário que poderá dar mais informações de acordo com a situação do cão. O tratamento pode ser realizado de várias formas, dependendo da gravidade.

Entre os tratamentos mais recomendados estão: banhos á base de produtos especiais, como loções tópicas, além de produtos acaricidas. Ainda não existe uma vacina contra a sarna, porém existem muitas injeções que aliviam os sintomas e podem oferecer um tratamento satisfatório.

Os especialistas não recomendam uma automedicação, pois pode agravar o caso, sem contar que muitos medicamentos fazem mal á determinadas raças. Outro fator muito importante é a higiene do seu animalzinho de estimação, então garanta todos os cuidados, principalmente o banho e tosa (caso seja necessário).

A sarna demodécica pode ser contraída através do leite materno se no caso a fêmea estiver contaminada pelo ácaro, no entanto ela não é transmitida pelo contato. Antibióticos também podem ajudar no tratamento, assim como uma alimentação rica em proteínas. Então leve o seu cãozinho em um especialista. Ele poderá dar mais informações sobre o caso.

Comments

comments