Como cuidar de um Lhasa Apso

Lhasa-Apso

Muitos confundem o Lhasa Apso com o Shih Tzu , mas tanto em relação à aparência quanto ao temperamento, ambos são bem diferentes.

Eles são, originalmente, do Tibete e eram criados por homens nobres e santos. Os cães dessa raça são inteligentes e carinhosos. Devido ao seu pelo comprido, eles também podem precisar de muitos cuidados. E

Esse tipo de cão é ideal para o convívio com crianças e em locais pequenos, é uma raça muito dócil e alegre.

Segundo o padrão oficial, o Lhasa pode ter uma grande variedade de cores (dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho). Todas as cores são igualmente aceitáveis e não há preferência de uma sobre outra.

Ele não está preparado para viver ao ar livre. Seu longo pelo precisa ser escovado a cada dois dias.

Tenha cuidado também com a limpeza diária de urina e fezes do cão, para que não entrem em contato com a pelagem do animal, isso pode desenvolver bactérias e fungos.

Pelagem

- A pelagem do Lhasa requer bastante cuidado e manutenção para ter o aspecto ser exuberante e saudável dos melhores exemplares. Recomenda-se que a escovação do cão adulto seja diária, de preferência com escovas metálicas, evitando assim a formação de nós nos pelos.

- O banho deve ser dado uma ou duas vezes por mês, tomando extremo cuidado para que a secagem dos pelos seja bem feita, evitando assim o aparecimento de problemas de pele. Atenção: antes de dar banho, desembarace os nós do pelo. Uma vez molhado, fica muito difícil desatar os nós.

Cuidados com os olhos

- Os pelos compridos deste cachorro, podem ser origem de infeções nos olhos tornando-se necessário tomar alguma precauções.

- Os pelos da testa e cabeça passiveis de ficar em frente aos olhos, devem ser cortados de modo a não prejudicar a visão e para não entrarem em contacto direto com o globo ocular.

- Fazer tranças é uma outra opção.

- Limpar regularmente os olhos do Lhasa Apso com algodão embebido em soro fisiológico ou água boricada, são cuidados necessários a não esquecer devido ao maior perigo das infecções de bactérias que se acumulam no pelo perto dos olhos nas atividades de cheiretar.

Cuidados com a alimentação

- Ração seca rica em proteínas é mais indicada para o Lhasa Apso.

- Caso alimente seu cachorro com comida confecionada em casa, utilize bastante verdura, legumes e arroz com alguma carne. Um ou dois dentes de alho por semana, são aconselhados pois são ótimos contra infeções dos aparelhos alimentar e respiratório.

- Os cães gostam muito de ossos. Caso opte por ossos caseiros, ter todo o cuidado em cozinhar bem o osso. O mesmo deve ser bom para roer, mas que não quebre dando azo a pontas afiadas. Alguns indicados são ossos de joelho, de pescoço ou cauda de animais.

Doenças Comuns

- Devido as suas características, os cães da raça Lhasa Apso possuem algumas doenças comuns. Como as dermatites, deus pelos longos atraem pulgas e bactérias. Quando isso ocorre, aparecem manchas vermelhas na pele, com ausência de pelo ou ainda presença de feridas, o importante é levar ao veterinário, para que sejam realizado o tratamento correto.

Leve seu animal de estimação para caminhar diariamente. Essa é a raça perfeita para viver em apartamentos ou condomínios

Comments

comments