Como Cuidar de Filhotes de Cachorro

 
Trazer um filhote em casa é sempre um momento de alegria e muita euforia, mas ele pode se sentir um pouco confuso com tantas mudanças. Após escolhido e completo os seus 45 dias de vida você já pode levá-lo para casa.
Nos primeiros dias ele irá incomodar um pouco pois é apenas um filhote que acabou de se separar da mãe, seja paciente, isso passa.

Prepare um cantinho para o filhote, cobertores, 2 comedouros (um para água e outra para ração), uma coleira confortável e alguns brinquedos, e certifique-se que é um local seguro e confortável.

Para  escolher o nome, veja a matéria Lista de nomes para animais de estimação.

A primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário, peça que ele indique a ração adequada e as vacinas necessárias, aproveite e tire todas as suas dúvidas quanto ao filhote.
Não se espante os filhotes dormem bastante, isso não é um mal sinal, eles alternam períodos curtos de atividade com longos períodos de sono.
 
Não leve-o para passear na rua sem que ele tenha recebido todas as vacinas. Alimente-o basicamente de ração, e troque apenas quando recomendado pelo veterinário. Você pode optar por petiscos na hora de adestrá-lo quando ele acertar dê um petisco, mas sem exageros para que ele não substitua a ração pelas guloseimas.

Banhos também são recomendados após completos os ciclos de vacinas. Para ensiná-lo a fazer as necessidades escolha um local, coloque um jornal, ele irá errar no inicio, mas repreenda-o quando acontecer, já quando ele acertar agrade-o com petiscos para incentivá-lo a fazer novamente.

Cães são animais sociais e não gostam de ficar sozinhos por isso latem sem parar, acostume-o desde pequeno a passar pequenos períodos sozinhos.
Para que um cão mais velho aceite o filhote lembrem-se de respeitar a hierarquia, o mais velho deve ser cumprimentado primeiro e na hora da comida forneça também para o mais velho, assim eles terão uma boa relação.

Por: Priscila Gomes

Comments

comments