Como cuidar da dor de ouvido em cães

O que é a infecção das orelhas do cão ou “otite” como dizem os veterinários? O que causa a inflamação das orelhas do cachorro e como tratá-las? O que devo fazer caso meucachorro esteja com as orelhas infeccionadas e inflamadas. Como faço para limpar as orelhas do meu cachorro?

O que é uma infecção das orelhas do cachorro?

A infecção das orelhas do cachorro é uma inflamação de um canal da orelha. É uma das doenças de cachorro mais comuns, alguns falam que cerca de 20% dos cachorros possuem algum tipo de otite.

O que causa a infecção dos ouvidos do cão?

Geralmente, a inflamação que causa a doença é gerada por bactérias, parasitas, germes e/ou fungos que se alojam no ouvido do cão.

Outras causas podem ser: anormalidades hormonais (como o hipotiroidismo), tumores, algum tipo de trauma no local, alergias, corpos estranhos (como pedaços de folhas).

Cães com orelhas longas e caídas para baixo têm maior propensão a pegar infecção nas orelhas.

Como saber se meu cachorro está com otite (sintomas)

Alguns sintomas comuns em cães com inflamação nos ouvidos são:

  • O Cachorro coça e fica tentando arranhar as orelhas
  • Cheiro diferente e/ou forte nos ouvidos do cão
  • O cachorro sente dor quando tocam suas orelhas
  • O cão fica sacudindo a cabeça com muita freqüência
  • Secreção estranha saindo dos ouvidos
  • O ouvido parece estar mais avermelhado do que o local podendo também estar inchado e com aparência de estar irritado.

Como tratar a inflamação da orelha do cão (tratamento)

O Tratamento pode incluir:

  • Limpeza dos ouvidos do cachorro por você ou pelo seu veterinário.
  • Remédios de pingar no ouvido. O remédio certo irá variar dependendo da causa da inflamação. Só devem ser utilizados se prescritos por veterinários.
  • Se a causa for alergia podem ser utilizados tratamentos antialérgicos.
  • Se a causa for fungos, poderá ser feito um tratamento anti-fungos.
  • Só o veterinário pode indicar qual o melhor tratamento para a doença.

O que os donos podem fazer para prevenir e tratar a otite do cão?

Para evitar que seu cão pegue inflamação nos ouvidos a coisa mais sábia a fazer é limpar regularmente as orelhas dele. Caso o cão já esteja com os ouvidos inflamados, alguns veterinários preferem que você não tente fazer a limpeza das orelhas sozinho, pois isso pode poderia piorar a inflamação.

Como limpar as orelhas do cão:

Limpe as orelhas do cão pingando uma loção especial para limpar ouvidos de cachorro dentro do ouvido. A solução de limpeza ajuda a diluir a sujeira do ouvido do cão. Depois passe um algodão para tirar a sujeira do ouvido. Caso necessário, repita o procedimento para tirar a sujeira que sobrou. Depois seque com uma toalha limpa e seca as orelhas do cão.

Você também pode utilizar álcool-éter ao invés da loção especial. Sempre pergunte ao seu veterinário sobre que loção utilizar para realizar a limpeza dos ouvidos do cachorro.

freqüência com que você deve realizar a limpeza varia segundo a raça do cão. Cães com orelhas empinada para cima (como o pastor alemão) devem ter suas orelhas limpas a cada 15 – 30 dias. Já cachorros com orelhas longas e caídas devem realizar a limpeza semanalmente.

Cães que já estejam com inflamação nos ouvidos devem realizar a limpeza com freqüência maior. Somente um veterinário saberá dizer exatamente qual a freqüência de limpeza para cães em tratamento contra otite canina.

No começo, o cachorro pode não gostar muito que limpem sua orelha, pois a sensação pode ser desconfortável. Nas primeiras vezes pode ser necessário ir devagar e acostumar o cão a limpeza dos ouvidos. Uma boa dica é dar uma recompensa (carinhos ou comidinha) caso ele se comporte bem durante a limpeza. Brincar com ele após o procedimento é também uma boa idéia!

Em casos graves, a infecção nas orelhas do cachorro pode causar bastante dor no animal. Às vezes a dor é tanta que o veterinário tem que anestesiar o cão para realizar a limpeza.

Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre infecção das orelhas do cão.

Nunca tente tratar ou diagnosticar doenças do seu cão sem auxílio de um bom veterinário.

Comments

comments