Saiba porque a irritação na pele aparece e se é possível evitar o problema.

nfelizmente acontece com mais frequência do que o necessário. Depois de perder o maior tempão caprichando no make, você começa a sentir a pele coçar, ficar vermelha, às vezes os olhos ardem e a boca pode até ter inchar ligeiramente. Pois é, alergia à maquiagem não tem nada de frescura. Se esse é seu caso, saiba agora como lidar.

  • Por que a alergia aparece:

Se você é o tipo que não possui alergia a nada, há grandes chances de poder usar qualquer tipo de maquiagem sem preocupação. Sortuda. Infelizmente, as pessoas com rinite ou que são alérgicas a outras coisas, de animais de estimação a poeira, têm mais facilidade pra sofrer quando passam maquiagem.

alergia ao make pode ser causada por vários componentes do próprio, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor, os conservantes, que, como o próprio nome já diz, fazem os produtos durar mais tempo, ou até mesmo pelas fragrâncias que alguns produtos têm.

Nesse caso, se você conseguir identificar o que vem lhe dando problema, basta parar de usar, substituindo por outro produto sem a substância que lhe faz mal. Infelizmente, não existe cura: o jeito é substituir.

Alerta! Produtos muito baratinhos, desses que você paga menos de R$ 4 merecem ficar sob observação, pois infelizmente, os bons produtos precisam de matéria-prima um pouco mais cara. Makes com prazo de validade vencido só podem ter um destino: o lixo.

Alergia que vem do nada

Pode acontecer de você usar toda a vida um produto que, do nada, passa a lhe causar desconforto. Isso porque os componentes alérgicos podem ter efeito cumulativo. Por exemplo, enquanto você está em dia com seu sistema imunológico, tudo tranquilo. Mas em um dia, quando está mais sensível, alguma substância pode lhe dar alergia.

Se isso acontecer com você, questione todos os produtos que usa, do xampu ao perfume, passando pela maquiagem, é claro. Suspenda o uso de alguns até descobrir de onde vem a irritação ou procure seu dermatologista.

  • Maquiagem que não faz mal

Se você já sabe de cara que tem alergia à maquiagem, opte sempre pelos produtos hipoalergênicos. Eles não contêm as substâncias que causam dermatites nas peles mais sensíveis. Apesar de (bem!) mais caros, são a salvação dos alérgicos. As marcas importadas Clinique, Vichy, M.A.C e as nacionais Dermage e Vitaderm são as mais conhecidas. Mas vale a pena ir testando várias até encontrar a ideal pra você, como a da Natura e da Avon, que caíram no gosto popular. E você sabe, a voz do povo…

E os makes minerais?

De um ano pra cá, eles ganharam as páginas de revistas femininas e o gosto das entendidas no assunto. Isso porque esse tipo de maquiagem é feita com produtos extraídos da natureza, sem química forte ou cores muito artificiais (pode reparar, os tons da maquiagem mineral ficam bem mais suaves).

Além disso, esse tipo de produto tem ação calmante, não obstrui os poros e inclusive trata a pele. Segundo maquiadores e as apaixonadas por make, o efeito é mais natural, fica lindo. E você sabe, né? Segundo maquiadores famosos, o segredo da maquiagem bem feita é não parecer artificial. Vale dar uma chance aos produtos minerais, mesmo porque é fácil de encontrar, toda marca que se preze já possui sua linha.

Outro cosmético que merece atenção

O esmalte mais comum e barato quase sempre tem em sua composição o formaldeído, que causa alergia em muita gente. Por isso, fique atenta e leia o rótulo, e no caso se você for sensível a essa substância, a opção mais uma vez são os hipoalergênicos.

 

Antes de começar a maquiagem, alguns cuidados são essenciais para preparar a pele, como:

Limpar e hidratar bem. Use um sabonete próprio para tirar o excesso de oleosidade do rosto e, depois, um hidratante para seu tipo de pele, próprio para o rosto;

Espalhe, antes mesmo da base, um primer. Esse produto funciona como uma base sem cor que ajuda a fechar os poros, tirar o brilho da pele e fazer seu make durar muito mais tempo. Tem que ter!

  • Nunca durma com a maquiagem ou deixe mais tempo que o necessário. A limpeza precisa ser feita com sabonete e demaquilante, que é o mais indicado para tirar os produtos mais resistentes, como a máscara para cílios;
  • Na hora de comprar, escolha um produto que lhe faça bem. Hoje em dia muitos makes vêm com fator FPS na formulação. Ficar linda de dentro pra fora é sempre melhor!
Tags:
Categories: Alergia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*